Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

Ética na publicação

A Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II segue, do ponto de vista ético e operacional as diretrizes da Comissão da Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://cnpq.br/documentos-da-ciac). Estas diretrizes estão relacionadas à identificação de fraudes em publicações científicas, tais como fabricação de dados, falsificação de resultados, plágio e autoplágio.

Definição das atribuições dos agentes diretamente relacionado com o processo de editoração.

Autores: devem garantir a originalidade do texto e que as obras consultadas foram devidamente citadas e referenciadas na elaboração do manuscrito. A autor também deve garantir que o manuscrito não e nem será submetido a outra revista.

Editores: devem garantir a avaliação que a avaliação dos manuscritos leve em conta apenas os seus méritos. Não devem utilizar de informações não publicadas para embasamento de sua própria pesquisa sem o consentimento do autor.

Avaliadores: devem tratar com confidencialidade os manuscritos recebidos. Não deve utilizar as informações dos originais para benefício de sua própria pesquisa. As avaliações devem ser realizadas a partir de formulário da própria revista, preenchidos de forma clara e com argumentos para embasá-la, colaborando diretamente para que os autores aprimorem seus textos. O parecerista deve comunicar ao editor caso não se sinta qualificado para avaliar determinado assunto e/ou caso tenha algum conflito de interesse relacionado ao manuscrito.

 

Plágio

Os manuscritos submetidos à Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II após aprovados na avaliação cega por pares são submetidos ao sistema de prevenção de plágio Copyspider. Nesse sistema, utiliza-se a taxa de 3% como limite de similaridade. Caso seja, detectadas taxas maiores o autor será notificado e o manuscrito rejeitado

 

Autoria

Configuram-se como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente diretamente para o desenvolvimento da pesquisa. O autor deve atender um ou mais dos seguintes critérios: (1) participação na idealização do desenho do estudo; (2) participação na coleta, análise e interpretação dos dados; (3) participação na redação do estudo; e (4) participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão. Colaborar na coleta de dados, realizar alguma técnica ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes caracterizar a autoria de uma pesquisa. Nessas demais situações, a colaboração pode ser citado em Agradecimentos.

 

FORMATO DOS TRABALHOS

Os trabalhos a serem publicados na Revista GIRAMUNDO devem ter quantidade de página de acordo com a seguinte relação:

a) artigos: entre 15 e 20 páginas, incluindo as referências;

b) práticas pedagógicas: 10 a 15 páginas, incluindo as referências;

c) notas e resenhas: entre 3 a 6 páginas.

A seção relatos de experiências pedagógicas é a única da Revista GIRAMUNDO que seguirá um tema previamente estabelecido a cada edição.

 

CONFIGURAÇÃO

Os trabalhos devem ser editados em MS Office 97-2003 (Word) ou equivalente.

A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). A paginação deve ser feita no alto, à direita. Não devem ser usados cabeçalho e notas de rodapé.

O espaço entre linhas é de 1,5, a fonte padrão é Times New Roman, no tamanho 12.

 

TÍTULO

O título do trabalho (em português e um correspondente em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol) deve aparecer centralizado com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, letras maiúsculas e espaçamento 1,5. Se houver subtítulo, usar letras minúsculas.

 

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Após o título (e subtítulo), recuado à direita, devem estar o nome dos autores (fonte tamanho 12, negrito e espaçamento simples), a titulação e a identificação da instituição a que pertencem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) (fonte tamanho 10 e espaçamento simples).

 

RESUMO

Os artigos científicos e os relatos de práticas pedagógicas devem conter um resumo em português e o correspondente em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol com, no máximo, 15 linhas (até 250 palavras) em espaço simples e uma relação de cinco palavras-chave, descritoras do conteúdo do trabalho e apresentadas em português e em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). Recomenda-se que seja feita revisão por profissional especializado.

 

ESTRUTURA

A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter, para os artigos, introdução e conclusão ou considerações finais.

 

TABELAS E ILUSTRAÇÕES

Tabelas e ilustrações (ABNT NBR 14724/abril/2011) devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência.

As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples).

As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) devem ser enviados em formato GIF ou JPG, já inseridos no corpo do texto com título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples) e a fonte consultada na parte inferior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples) mesmo que seja o próprio autor (O autor, 2013).

NOTAS

As notas devem ser marcadas com números no alto à direita da palavra e colocadas no final do texto, antes da referência com fonte tamanho 10.

 

CiTAÇÕES

As citações diretas e indiretas devem ser organizadas de acordo com a NBR-10520 da ABNT (agosto de 2002). As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman, corpo 10.

A apresentação de citações ao longo do texto deve seguir as seguintes orientações: sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Biazzo (2012, p. 93) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (BIAZZO, 2012, p. 93).

Recomenda-se a citação, sempre que possível, de literatura primária ao invés de artigos de revisão, como forma de dar crédito aqueles que primeiro apresentaram um resultado de pesquisa.

 

AGRADECIMENTOS

Devem estar após as conclusões/considerações finais e antes das referências.

 

REFERÊNCIAS

As referências devem ser organizadas de acordo com a NBR-6023 da ABNT (agosto de 2002) e devem seguir os modelos e exemplos abaixo:

a) livros:

AUTOR (ES). Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização,revisão crítica, tradução etc). Edição. Local de publicação (cidade): Editor, data (ano). Número de páginas ou volumes.

RUA, João; WASZKIAVICUS, Fernando A.; TANURI, Maria R. Petrus; PÓVOA NETO, Hélion. Para ensinar Geografia: contribuição para o trabalho com 1o e 2o graus. Rio de Janeiro: Access, 1993. 311p.

b) capítulos de livro

AUTOR (ES) Título do capítulo. In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo.

QUIJANO, Aníbal. O que é essa tal de raça?. In: SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na geografia do Brasil. Belo Horizonte: 2007, 208p. p. 43-5

c) monografias, dissertações e teses:

AUTOR. Título: subtítulo. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau)-vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver).

VILELA, Carolina Lima. Currículo de Geografia: analisando o conhecimento escolar como discurso. 201 f. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

d) trabalhos apresentados em congressos:

AUTOR (ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, data da realização, local de realização (cidade). Título... Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho.

CORRÊA, Márcio Ferreira Nery. Elementos de reflexão acerca da geografia ensinada no Imperial Collegio de Pedro II e de sua relação com a questão da formação territorial e do Estado nação brasileiros. In: XIII ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA. 13., 2011, San José. Anais... San José: Universidad de Costa Rica/Universidad Nacional, 2011. CD-ROM

e) artigos de revistas

AUTOR (ES) DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, local de publicação (cidade), número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo.

ROCHA, Ana Angelita. QUAL A REFERÊNCIA DA MATRIZ?:notas para ensaiar uma reflexão sobre adisciplina escolar e a Geografia no ENEM. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 01-23, jan./jun., 2012.

f) informação obtida via CD-ROM

AUTOR. Título. Local de publicação (cidade): editora, data (ano). Tipo de suporte. Notas.
CIDE. Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nigraph, 1997.

g) informação obtida pela WEB

AUTOR (ES). Título. Disponível na Internet. Endereço. Data de acesso.

CASTRO, Demian Garcia. Significados do conceito de paisagem: um debate através da epistemologia da geografia. Disponível em: http://www.pucsp.br/~diamantino/PAISAGEM.htm Acesso em: 28 fev. 2013.

Artigos

Política padrão de seção

Entrevista

Entrevista sobre prática de ensino de geografia com professores com destacada atuação na área.

Resenhas

Seção destinada a publicação de resenhas de livros, teses, dissertações, filmes e albuns musicais que estejam diretamente relacionados com o debate sobre Ensino de Geografia

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.