Geografia escolar: discussões sobre a identidade disciplinar e sobre a condição espacial da prática docente

Autores

  • Hilton Marcos Silva Junior UERJ-Colégio de Aplicação.

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v4i7.1832

Palavras-chave:

Mediação Didática, Espaço Escolar, Conhecimento Escolar, Saber Docente, Teoria da Geografia.

Resumo

Este trabalho é um convite à reflexão que lançamos aos professores de Geografia no que tange o papel de sua disciplina frente às demais disciplinas escolares. Mais precisamente, construímos o nosso debate considerando a ideia da Geografia como disciplina que investe numa compreensão do espaço geográfico via organização desse espaço e, consequentemente, no reconhecimento, por parte dos alunos, da ideia de que compreender o espaço é se compreender no espaço. Para isso, apropriamo-nos de uma alegoria e de uma experiência que adveio da elaboração de uma aula a ser construída na 1ª série do Ensino Médio. Adicionamos à discussão às variáveis espaciais da prática docente, defendendo a ideia de que o saber docente se constrói e angaria sentido quando ponderamos em nossa discussão o território escolar e as relações que são aí tecidas, dialogando com estudiosos que investem na ideia de currículo praticado, para além do currículo prescrito. Contudo, advogamos a pergunta aos professores: qual a geograficidade da sua aula?

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Biografia do Autor

Hilton Marcos Silva Junior, UERJ-Colégio de Aplicação.

Mestre e licenciado em Geografia (UFRJ).

Referências

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Publicado

2019-11-04

Como Citar

SILVA JUNIOR, H. M. Geografia escolar: discussões sobre a identidade disciplinar e sobre a condição espacial da prática docente. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 53–65, 2019. DOI: 10.33025/grgcp2.v4i7.1832. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1832. Acesso em: 19 jun. 2025.