Ensino de geografia e pensamento espacial: reflexões epistemológicas e a atividade de pesquisa do LENpGEO

Autores

  • Vitor Soares Scalercio Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v5i10.2492

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Epistemologia da Geografia, Pensamento Espacial, Raciocínio Geográfico, Colégio Pedro II.

Resumo

Em 2018, fundamos no Colégio Pedro II o Laboratório de Ensino de Geografia e Pensamento Espacial (LENpGEO) onde trabalhamos com alunos de ensino médio e desenvolvemos atividades de iniciação cientifica júnior. Compartilhamos neste artigo algumas reflexões epistemológicas que têm sido realizadas dentro do grupo preocupadas com a identidade e razões de ser da disciplina na educação básica. Também apresentamos o projeto Mapeando Meus Colegas, que busca através da cartografia e de análises geográficas estimular o desenvolvimento do pensamento espacial para a compreensão do espaço urbano, aspecto esse que argumentamos dever ser perseguido pelo ensino de geografia através de uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Soares Scalercio, Colégio Pedro II

licenciado e mestre em Geografia (UFRJ – PPGG/UFRJ)

docente do Departamento de Geografa do Colégio Pedro II
pesquisador do LENpGEO – Laboratório de Ensino de Geografia e Pensamento Espacial  (CPII)

coordenador adjunto do Curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar (CPII)

Referências

CASTELLAR, Sônia M. V.; JULIASZ, Paula Cristiane S. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. Acta Geográfica, v. 1, p. 1-225, 2017.

DUARTE, Ronaldo Goulart. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos na educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 187-206, jan./jun. 2017.

GOMES, Paulo Cesar C. A longa constituição do olhar geográfico. Revista GeoUECE, Programa de Pós Graduação em Geografia da UECE, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-7, dez. 2012. Disponível em: <http://seer.uece.br/geouece>.

______. Quadros Geográficos. uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

______. Geografia fin-de-siècle : o discurso sobre a ordem do mundo e o fim das ilusões. In: ______.; CASTRO, Iná E.; CORREIA, Roberto. L. (Org.). Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 13-43.

LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989.

PERRUT, Igor M.; SCALERCIO, Vitor. Estudo sociogeográfico: uma análise da realidade social dos discentes do Colégio Pedro II - Unidade de São Cristovão III. Perspectiva Sociológica, n. 23, p. 19-38, 1º sem. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, Valeria O.; VALADÃO, Roberto C. Professor de geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Scripta Nova (Barcelona), v. 18, p. 01-14, 2014.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo - razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1999.

SCALERCIO, Vitor; CARDOSO, Phillipe Valente. A Iniciação Científica Junior e o mapeamento da comunidade escolar do Colégio Pedro II (CPII) como proposta de pesquisa e de desenvolvimento do pensamento espacial. In: COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PAR A CRIANÇAS E ESCOLARES. 10.; ENCONTRO INTERNACIONAL DE CARTOGRAFIA E PENSAMENTO ESPACIAL. 1., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2018.

SCALERCIO, Vitor; CARDOSO, Phillipe Valente. Projeto “Mapeando Meus Colegas”: uma proposta de pesquisa com alunos do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 14., 2019, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2019. p. 4471-4484.

SILVA, Augusto César P.; RODRIGUES, Rejane Cristina A.; ANDRADE, Maria Alice A.; VILELLA, Thiago. Educação geográfica em foco: temas e metodologias para o ensino básico. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

SOUZA, Vânia Lúcia Costa Alves. A importância do letramento cartográfico nas aulas de Geografia. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE COMPREESÃO LEITORA. 6., Formosa/GO, 2013. Anais... Formosa/GO: UEG. v. 6, p. 499-506.

STRAFORINI, R. O ensino da Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, p. 175-195, 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

SCALERCIO, V. S. Ensino de geografia e pensamento espacial: reflexões epistemológicas e a atividade de pesquisa do LENpGEO. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 57–71, 2020. DOI: 10.33025/grgcp2.v5i10.2492. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2492. Acesso em: 9 dez. 2024.