Ensino de geografia e pensamento espacial: reflexões epistemológicas e a atividade de pesquisa do LENpGEO
DOI:
https://doi.org/10.33025/grgcp2.v5i10.2492Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Epistemologia da Geografia, Pensamento Espacial, Raciocínio Geográfico, Colégio Pedro II.Resumo
Em 2018, fundamos no Colégio Pedro II o Laboratório de Ensino de Geografia e Pensamento Espacial (LENpGEO) onde trabalhamos com alunos de ensino médio e desenvolvemos atividades de iniciação cientifica júnior. Compartilhamos neste artigo algumas reflexões epistemológicas que têm sido realizadas dentro do grupo preocupadas com a identidade e razões de ser da disciplina na educação básica. Também apresentamos o projeto Mapeando Meus Colegas, que busca através da cartografia e de análises geográficas estimular o desenvolvimento do pensamento espacial para a compreensão do espaço urbano, aspecto esse que argumentamos dever ser perseguido pelo ensino de geografia através de uma aprendizagem significativa.Downloads
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