A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental

Autores

  • Raquel Almeida Mendes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Alecsandro José Prudêncio Ratts Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v8i15.3449

Palavras-chave:

África, Currículo, BNCC de Geografia.

Resumo

O presente trabalho visa identificar, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as abordagens relacionadas à temática africana e afro-brasileira na área de Geografia. Para tanto, consideramos o viés dos estudos curriculares, estabelecendo uma leitura crítica das competências e habilidades da BNCC do ensino fundamental que se correlacionam com a temática em foco. Por meio da análise do documento, notamos que a questão africana e afro-brasileira se faz presente, todavia, de maneira irregular ao longo da etapa do ensino fundamental. O teor da discussão também apresenta falhas e, por vezes, ocorre de maneira pouco aprofundada, não havendo avanços significativos no debate. O que se almeja é que o ensino de geografia africana seja efetivado nas escolas e universidades, possibilitando a desconstrução de estereótipos e concepções equivocadas que correspondem ao modo de produzir e reconhecer os saberes na modernidade-colonialidade.

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Biografia do Autor

Raquel Almeida Mendes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Alecsandro José Prudêncio Ratts, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

MENDES, R. A.; RATTS, A. J. P. A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 19–31, 2022. DOI: 10.33025/grgcp2.v8i15.3449. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3449. Acesso em: 23 abr. 2025.