A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33025/grgcp2.v8i15.3449Palavras-chave:
África, Currículo, BNCC de Geografia.Resumo
O presente trabalho visa identificar, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as abordagens relacionadas à temática africana e afro-brasileira na área de Geografia. Para tanto, consideramos o viés dos estudos curriculares, estabelecendo uma leitura crítica das competências e habilidades da BNCC do ensino fundamental que se correlacionam com a temática em foco. Por meio da análise do documento, notamos que a questão africana e afro-brasileira se faz presente, todavia, de maneira irregular ao longo da etapa do ensino fundamental. O teor da discussão também apresenta falhas e, por vezes, ocorre de maneira pouco aprofundada, não havendo avanços significativos no debate. O que se almeja é que o ensino de geografia africana seja efetivado nas escolas e universidades, possibilitando a desconstrução de estereótipos e concepções equivocadas que correspondem ao modo de produzir e reconhecer os saberes na modernidade-colonialidade.
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