A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.3810Palavras-chave:
Geografia Escolar, BNCC, Raciocínio Geográfico, Epistemologia da GeografiaResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia.
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