A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia

Autores

  • Pedro Carvalho Calafate Especialista em Teorias e Práticas da Geografia Escolar (CPII) Mestrando em Educação PROPED/UERJ, pedroccalafate@gmail.com
  • Vitor Scalercio Departamento de Geografia, Colégio Pedro II, Mestre em Geografia (PPGG/UFRJ), doutorando em Geografia (PGG/UNICAMP e Università Degli Studi di Padova), scalercio@cp2.g12.br

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.3810

Palavras-chave:

Geografia Escolar, BNCC, Raciocínio Geográfico, Epistemologia da Geografia

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de inúmeras investigações, críticas e disputas desde a sua concepção, publicação e execução. Nesse trabalho traçamos um paralelo entre os recentes acúmulos da Geografia Escolar sobre as preocupações epistemológicas, as justificativas do ensino da disciplina e o texto do documento da BNCC. Para tal, é feita uma discussão a respeito da identidade da Geografia enquanto campo disciplinar – acadêmico e escolar – de modo a compreender quais são seus propósitos e particularidades. Em seguida, é feita uma análise da Base do ensino fundamental, com destaque para a introdução e as seções destinadas ao ensino de Geografia. Dentro do escopo apresentado, o trabalho busca se distanciar das visões que se limitam a rotular a BNCC como meramente neoliberal ou conservadora, atentando para as profícuas relações que o documento estabelece com as preocupações de ordem epistemológica que a Geografia Escolar brasileira tem apresentado nos últimos anos. Por fim, o texto traz considerações do campo de pesquisa dos currículos, buscando visualizar as potencialidades e limitações da análise dos currículos prescritos na compreensão do cenário curricular e, em geral, do desenvolvimento do ensino de Geografia.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

CALAFATE, P. C.; SCALERCIO, V. A Geografia na BNCC do ensino fundamental e o raciocínio geográfico: contribuições da Base para o ensino de Geografia. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 85–96, 2022. DOI: 10.33025/grgcp2.v9i18.3810. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3810. Acesso em: 7 nov. 2024.