O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia

Autores

  • Leonardo Ferreira Farias da Cunha SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL/PPGGEA/UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Ricardo Chaves de Farias PPGGEA/UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.3819

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Raciocínio Geográfico, Pensamento Espacial, Situação Geográfica, Ensino de Geografia

Resumo

As implicações da instauração de novos marcos legais nas políticas públicas educacionais, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular, apresentam limites e possibilidades ao trabalho do professor de Geografia. Conhecer essa nova referência curricular é crucial para reagir a ela da maneira mais estratégica e tentar superar e conviver com novos desafios. Neste sentido, objetiva-se, neste texto, por meio da análise documental e da pesquisa bibliográfica dar relevo ao que entendemos como avanços da Geografia Escolar, e que foram inseridos na Base Curricular, em especial o conceito de raciocínio geográfico, que centraliza um processo de cognição do qual fazem parte: o estatuto epistemológico da Geografia, o pensamento espacial e a abordagem metodológica da situação geográfica. Pode se inferir como resultados que o objetivo do ensino de Geografia nesse documento é a interpretação geográfica da realidade através da produção de raciocínios geográficos, o que pode se constituir numa inovação das práticas pedagógicas em Geografia.

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Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Farias da Cunha, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL/PPGGEA/UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Professor da carreira do magistério público do Distrito Federal e doutorando em Geografia no Programa de pós-graduação do departamento de Geografia da Universidade de Brasília.

Ricardo Chaves de Farias, PPGGEA/UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental com ênfase em Geografia Escolar. Licenciado em Geografia com bolsa do PROUNI. Atualmente é professor de Geografia na rede privada de ensino do Distrito Federal e integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB. Tem experiência na área de Educação em Geografia.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

CUNHA, L. F. F. da; FARIAS, R. C. de. O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 73–84, 2022. DOI: 10.33025/grgcp2.v9i18.3819. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3819. Acesso em: 16 jan. 2025.