O raciocínio geográfico na BNCC: uma perspectiva inovadora no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.3819Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Raciocínio Geográfico, Pensamento Espacial, Situação Geográfica, Ensino de GeografiaResumo
As implicações da instauração de novos marcos legais nas políticas públicas educacionais, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular, apresentam limites e possibilidades ao trabalho do professor de Geografia. Conhecer essa nova referência curricular é crucial para reagir a ela da maneira mais estratégica e tentar superar e conviver com novos desafios. Neste sentido, objetiva-se, neste texto, por meio da análise documental e da pesquisa bibliográfica dar relevo ao que entendemos como avanços da Geografia Escolar, e que foram inseridos na Base Curricular, em especial o conceito de raciocínio geográfico, que centraliza um processo de cognição do qual fazem parte: o estatuto epistemológico da Geografia, o pensamento espacial e a abordagem metodológica da situação geográfica. Pode se inferir como resultados que o objetivo do ensino de Geografia nesse documento é a interpretação geográfica da realidade através da produção de raciocínios geográficos, o que pode se constituir numa inovação das práticas pedagógicas em Geografia.
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