A formação dos povos da América Latina por uma perspectiva decolonial: oficina pedagógica baseada nas obras do artista Maxwell Alexandre

Autores

  • Geiza Oliveira de Carvalho SEEDUC-RJ e SME-Rio
  • Carolina Lima Vilela Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4011

Palavras-chave:

Pedagogia Decolonial, Oficina Pedagógica, Racismo, Maxwell Alexandre, Geografia

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é avaliar a potencialidade da utilização das obras do artista Maxwell Alexandre como um recurso pedagógico marcado pela perspectiva decolonial. Os/as estudantes tiveram acesso às principais obras de Maxwell Alexandre (MW) a partir da aplicação da oficina pedagógica, na qual puderam conhecer sua história de vida, suas referências, suas práticas e rubricas como artista. Nesta proposta, desenvolvida em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro, as obras de MW se articulam com o conteúdo de Geografia do 3° bimestre do 8°ano do Ensino Fundamental, quando é discutida a formação dos povos da América Latina. Por meio da análise do discurso de base foucaultiana, foi possível perceber que a oficina possibilitou deslocamentos sutis, porém importantes na relação entre o racismo e a colonização da América Latina, além da presença de enunciados ligados ao empoderamento negro.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

OLIVEIRA DE CARVALHO, G.; LIMA VILELA, C. A formação dos povos da América Latina por uma perspectiva decolonial: oficina pedagógica baseada nas obras do artista Maxwell Alexandre. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 57–71, 2025. DOI: 10.33025/grgcp2.v10i20.4011. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4011. Acesso em: 23 abr. 2025.