Entrevista com a professora Lana Cavalcanti
DOI:
https://doi.org/10.33025/grgcp2.v9i18.4018Palavras-chave:
Educação Geográfica, Geografía Escolar, Ensino de Geografia, Raciocínio Geográfico, Pensamento GeográficoResumo
Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, Lana Cavalcanti é um dos principais expoentes da pesquisa da educação geográfica. Sua trajetória foi pioneira uma vez que cumpriu importante papel no estabelecimento do campo no Brasil quando a geografia escolar ainda buscava o seu espaço no início da década de 1990. De lá para cá, o campo se consolidou e suas reflexões têm acompanhado os diferentes movimentos e reorientações de agendas e preocupações.
Recentemente no ano de 2019 lançou seu último livro intitulado “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social”, que além de questões sobre o processo de ensino e aprendizagem, lança luz sobre o estatuto epistemológico da ciência ao afirmar que a Geografia serve para pensar, frisando assim a importância do “pensamento geográfico”. Assim como seus textos, a conversar com a professora Lana Cavalcanti é leve, clara e muito preocupada com uma geografia viva que acontece diariamente nas salas de aula. Na entrevista, Lana faz um balanço sobre a formação do campo, seu panorama atual e compartilha suas preocupações diante de projeções futuras.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).