A Leitura espacial do mundo por meio da paisagem, do mapa e dos raciocínios geográficos

Autores

  • Igor de Araújo Pinheiro Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
  • Denis Richter Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4035

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Pensamento Geográfico, Percepção Espacial

Resumo

O texto discute a importância da integração entre a paisagem, o mapa e os raciocínios geográficos no ensino de Geografia na Educação Básica. Segundo essa lógica, é fundamental a presença desses elementos para o desenvolvimento do pensamento geográfico dos alunos, bem como a sua articulação no processo de construção do conhecimento espacial praticado na escola. O objetivo do presente artigo consiste em analisar duas atividades desenvolvidas na disciplina de Cartografia Escolar da Universidade Federal de Goiás, que utilizaram a abordagem integrada entre a paisagem, os mapas e os raciocínios geográficos. Para isso, são apresentados dois mapas produzidos pelos estudantes durante a realização da supramencionada disciplina, que evidenciam como essa integração fortalece a construção de uma leitura espacial crítica pelos estudantes. Os resultados obtidos a partir dessa abordagem teórico-metodológica indicaram uma forte potencialidade dessa prática, na formação de uma categoria de pensamento que atende as premissas da Geografia escolar e acadêmica.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

DE ARAÚJO PINHEIRO, I.; RICHTER, D. A Leitura espacial do mundo por meio da paisagem, do mapa e dos raciocínios geográficos. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 45–55, 2025. DOI: 10.33025/grgcp2.v10i20.4035. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4035. Acesso em: 23 abr. 2025.