Etnogeomorfologia no processo formativo de professores de Geografia: convergindo saberes locais e conhecimentos geomorfológicos
DOI:
https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4074Palavras-chave:
Conhecimentos Geográficos, Saberes Empíricos, Ensino de Geografia, Geomorfologia, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)Resumo
No processo de formação de professores de Geografia, a Geomorfologia enfrenta o desafio de ir além da descrição e memorização, proporcionando ao profissional uma visão integrada do conteúdo em diferentes escalas de análise. Isso permite que o futuro professor vá além do óbvio, revelando aos alunos as complexidades reais do espaço geográfico. Assim, este ensaio tem como objetivo discutir sobre o uso da Etnogeomorfologia no processo formativo de professores de Geografia, uma vez que a mesma pode se utilizar de conhecimentos enraizados na cultura e na linguagem dos licenciandos como meio de auxílio na compreensão dos aspectos geomorfológicos, partindo de sua perspectiva local e vivências. Como resultado, sugere-se uma sequência didática com o uso da Etnogeomorfologia fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), como modo de trabalhar a aproximação dos conhecimentos geomorfológicos à realidade diária do professor em formação, além de possibilitar a ampliação do desenvolvimento de competências gerais e específicas docentes e, as habilidades correspondentes a elas, conforme previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica do Brasil.
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