Uma aula de Geografia que se perde pela ignorância trazida pelos acontecimentos

Autores

  • Cleber Abreu da Silva Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4318

Palavras-chave:

Ignorância, Acontecimento, Lugar Escolar

Resumo

Este artigo tem o interesse em se perder pela seguinte questão: Quais aulas surgem com a escola quando a fronteira que a separa da vida é quebrada por acontecimentos históricos e eventualidades geográficas? A inspiração ocorre com autores diversos que propõem fluxos de pensamentos em composição com a Diferença, se destacando a proposta de uma outra ignorância como uma possibilitadora de aberturas que compõem forças que permitem aproximações heterotópicas com o espaço geográfico. Nesse acontecimento eventual o não humano se alia aos personagens humanos, colaborando para que as afetações surjam de encontros ocorridos com a escola, sempre desejando extrapolar seus muros, fraturando as fronteiras e trazendo as zonas de indeterminação.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, G. A poética do devaneio. 4ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

BERGSON, H. A ideia de tempo: Curso no Collège de France (1901-1902). São Paulo: EdUnesp, 2022.

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia 2, vol 4. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

DELEUZE, G. Bergsonismo. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2005.

LARROSA, J. Pedagogia profana: Danças, piruetas e mascaradas. 6ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LATOUR, B. Ciência em ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. 2ª ed. São Paulo: EdUnesp, 2011.

LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EdUnesp, 2017.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A língua da escola: alienante ou emancipadora? In: LARROSA, J. Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 19-40.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

OLIVEIRA, JR. W. Em busca do lá: educação, espaço e linguagem. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 1161-1182, jul./set. 2017.

OLIVEIRA, JR. W. Geografias menores: potências de expressão entre imagens, pesquisa e educação. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 17, p. 27-43, jan./jun., 2019.

SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2014.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

ABREU DA SILVA, C. Uma aula de Geografia que se perde pela ignorância trazida pelos acontecimentos. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 73–84, 2025. DOI: 10.33025/grgcp2.v10i20.4318. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4318. Acesso em: 23 abr. 2025.