Territórios de aprendizagem: desafios e possibilidades na articulação entre ensino de Geografia e BNCC no contexto da educação diferenciada caiçara de Paraty/RJ

Autores

  • Raíssa de Souza Marinho PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4416

Palavras-chave:

Educação Diferenciada, BNCC, Comunidades Caiçaras, Ensino de Geografia, Territórios Tradicionais

Resumo

O artigo explora os desafios e possibilidades na integração do ensino de Geografia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da educação diferenciada caiçara em Paraty, RJ. O trabalho recorda a luta histórica das comunidades tradicionais pelo acesso à educação pública e a consolidação de práticas pedagógicas que consideram as especificidades territoriais e culturais locais. A análise identifica lacunas na articulação entre as habilidades da BNCC e os princípios da educação diferenciada, propondo uma sequência didática baseada em habilidades geográficas que dialoguem com a realidade das comunidades caiçaras. O objetivo é fortalecer as identidades culturais e colaborar com a promoção de um ensino territorializado, adaptado às dinâmicas locais. O artigo também reflete sobre a necessidade de tensionar a BNCC para ampliar suas possibilidades de aplicação e criar brechas para práticas pedagógicas transformadoras.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

DE SOUZA MARINHO, R. Territórios de aprendizagem: desafios e possibilidades na articulação entre ensino de Geografia e BNCC no contexto da educação diferenciada caiçara de Paraty/RJ. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 85–93, 2025. DOI: 10.33025/grgcp2.v10i20.4416. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4416. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas