Territórios de aprendizagem: desafios e possibilidades na articulação entre ensino de Geografia e BNCC no contexto da educação diferenciada caiçara de Paraty/RJ
DOI:
https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4416Palavras-chave:
Educação Diferenciada, BNCC, Comunidades Caiçaras, Ensino de Geografia, Territórios TradicionaisResumo
O artigo explora os desafios e possibilidades na integração do ensino de Geografia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da educação diferenciada caiçara em Paraty, RJ. O trabalho recorda a luta histórica das comunidades tradicionais pelo acesso à educação pública e a consolidação de práticas pedagógicas que consideram as especificidades territoriais e culturais locais. A análise identifica lacunas na articulação entre as habilidades da BNCC e os princípios da educação diferenciada, propondo uma sequência didática baseada em habilidades geográficas que dialoguem com a realidade das comunidades caiçaras. O objetivo é fortalecer as identidades culturais e colaborar com a promoção de um ensino territorializado, adaptado às dinâmicas locais. O artigo também reflete sobre a necessidade de tensionar a BNCC para ampliar suas possibilidades de aplicação e criar brechas para práticas pedagógicas transformadoras.
Downloads
Referências
BARTHOLL, Timo. Territórios de resistência e movimentos sociais de base: uma investigação militante em favelas cariocas. 433 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
BRASIL. Decreto no 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 8 de fev. 2007. Seção 1, p. 316.
GALLO, Edmundo e NASCIMENTO, Vagner de (Org). O território pulsa: territórios sustentáveis e saudáveis da Bocaina: soluções para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável territorializados. Paraty, RJ. Fiocruz. 2019
GODOY, Dafne. Possibilidades traçadas pela educação diferenciada caiçara frente a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2024.
GODOY, D. & MARQUES, R. Geografia na educação diferenciada caiçara das escolas municipais da Cajaíba e Martim de Sá na península da Juatinga, Paraty/RJ. Mares: Revista de Geografia e Etnociências, v. 3, n. 1, p. 55-65. 2021.
LOPO, Roberta. A negação da escola como forma social capitalista e os limites do estado no diálogo com o movimento social: o caso da construção de política pública em educação diferenciada caiçara e quilombola em Paraty, RJ. 95f. Monografia (Especialização em Territórios e Saberes - TERESA) – Instituto de Educação de Angra dos Reis, UFF, Paraty, RJ, 2023.
MARINHO, Raíssa de Souza. A produção capitalista do espaço, os conflitos dela resultantes e as resistências a ela manifestadas: refletindo sobre as experiências vividas pelos habitantes da Praia do Sono, Paraty/RJ. 258 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
NOBRE, Domingos e colaboradores. Currículos diferenciados das escolas caiçaras, indígenas e quilombolas: política e metodologia. Angra dos Reis (RJ): Grupo de Pesquisa Espaços Educativos e Diversidade Cultural/IEAR/UFF, 2019. 286p.
OLIVA, Victoria. Reprodução social na Base Nacional Comum Curricular: possibilidades para uma geografia escolar no feminino. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) - Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.
REGO, Nelson; SUERTEGARAY, Dirce M A; HEIDRICH, Ivaro. O ensino de Geografia como uma hermenêutica instauradora. Terra Livre, n. 16, p. 169-194, 1o semestre, 2001.
SOUZA, Vanessa Marcondes de. “Educação para permanecer no território”: a luta dos povos tradicionais caiçaras da Península da Juatinga frente à expansão do capital em Paraty‐ RJ. 374 f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).