Mentoria como uma prática espacial

Autores

  • Clare Brooks UCL Institute of Education

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v10i20.4425

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Mentoria, Prática Espacial

Resumo

A Formação Inicial de Professores (FIP) e a mentoria de início de carreira ocorrem em localidades específicas. Diferente de outras atividades educacionais, que podem acontecer em qualquer lugar, a formação de professores requer ao menos um local de atuação, tal como uma escola e, frequentemente, em sua formação, um professor aprendiz passará por múltiplos contextos escolares e, pelo menos parcialmente, um cenário universitário. Estes contextos locais são influenciados por uma série de escalas: experiências individuais, influências do contexto local, políticas nacionais e debates internacionais. A FIP pode, portanto, ser vista como uma prática espacial e, consequentemente, a mentoria também pode ser tratada por perspectiva. Com base em um modelo de influências sobre a FIP como prática espacial, construído por meio de pesquisas sobre as experiências de FIP em contextos internacionais, este artigo explora quais conhecimentos espaciais são necessários para a eficácia da FIP e da mentoria no início da carreira e, em que escala esses conhecimentos se dão. Por extensão, exploramos as implicações para os mentores; que tipos de conhecimentos situados os mentores precisam, quais competências adaptativas em formação de professores são necessárias e qual capacidade de mudança eles possuem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clare Brooks, UCL Institute of Education

Professora de Educação e Pró-Diretora de Educação no Instituto de Educação da UCL, em Londres. Sua formação é em educação geográfica: como ex-professora de Geografia ao leste de Londres, depois como educadora de Geografia, desenvolvendo programas de formação inicial e continuada de professores no Instituto de Educação da UCL. Vem desenvolvendo pesquisa no campo de identificação e competências da matéria específica ao professor de geografia e, mais recentemente, na formação de alta qualidade de professores em geral. Até recentemente, foi copresidente da Comissão de Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (International Geographical Union Commission for Geography Education) e editora das suas publicações de livros, além de presidente do Coletivo de Pesquisa em Ensino de Geografia (Geography Education Research Collective), sediado no Reino Unido.

Referências

ALLEN, R., & SIMS, S. Do pupils from low-income families get low-quality teachers? Indirect evidence from English schools. Oxford Review of Education, v. 44, n. 4, p. 441-458, 2018. doi: 10.1080/03054985.2017.1421152.

BIESTA, G. Reclaiming Teaching for Teacher Education: Towards a Spiral Curriculum. Beijing International Review of Education, v. 1, n. 2-3, p. 259-272, 2019. doi:10.1163/25902539-00102015

BROOKS, C. Initial Teacher Education at Scale: Quality Conundrums. London: Routledge, 2021a.

BROOKS, C. Research capacity in initial teacher education: trends in joining the ‘village’. Teaching Education, v. 32, n. 1, p. 7-26, 2021b. doi:10.1080/10476210.2020.1862077

BROOKS, Clare. Mentoring as a spatial practice. In: HEALY, G., HAMMOND, L., PUTTICK, S., & WALSHE, N. (Eds.). Mentoring Geography Teachers in the Secondary School: A Practical Guide (1st ed.). Routledge. 2022. https://doi.org/10.4324/9781003157120

COCHRAN-SMITH, M., ELL, F., GRUDNOFF, L., HAIGH, M., HILL, M., & LUDLOW, L. Initial teacher education: What does it take to put equity at the center? Teaching and Teacher Education, v. 57, p. 67-78, 2016. doi:10.1016/j.tate.2016.03.006

CONNELL, R. 2009. Good teachers on dangerous ground: towards a new view of teacher quality and professionalism. Critical Studies in Education, v. 50, n. 3, p. 213-229, 2009. doi:10.1080/17508480902998421

DEPARTMENT FOR EDUCATION. Teachers' Standards. 2012. Retrieved from <https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/665520/Teachers__Standards.pdf>.

DEPARTMENT FOR EDUCATION. Early Career Framework. 2019a. Retrieved from London: <https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/913646/Early-Career_Framework.pdf>.

DEPARTMENT FOR EDUCATION. ITT Core Content Framework. 2019b. Retrieved from London: <https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/919166/ITT_core_content_framework_.pdf>.

HAMMOND, L. E. An investigation into children's geographies and their value to geography education in schools. London: UCL (University College London), 2020.

HARVEY, D. Space as a key word. Paper presented at the Marx and Philosophy Conference, Institute of Education, London. 2004. <http://frontdeskapparatus.com/files/harvey2004.pdf>

INGVARSON, L. Teaching standards and the promotion of quality teaching. European Journal of Education, v. 54, n. 3, p. 337-355, 2019. doi:10.1111/ejed.12353

INGVARSON, L., REID, K., BUCKLEY, S., KLEINHENZ, E., MASTERS, G., & ROWLEY, G. Best Practice Teacher Education Programs and Australia’s Own Programs. Canberra: Department of Education, 2014.

KATZ, C. Cultural Geographies lecture: Childhood as spectacle: relays of anxiety and the reconfiguration of the child. Cultural geographies, v. 15, n. 1, p. 5-17, 2008. doi:10.1177/1474474007085773

KEMMIS, S., WILKINSON, J., EDWARDS-GROVES, C., HARDY, I., GROOTENBOER, P., & BRISTOL, L. Changing practices, changing education. Springer Science & Business Media, 2014.

LEFEBVRE, H. The production of space (D. Nicholson-Smith, Trans. vol. 142). Oxford Blackwell, 1991.

LORTIE, D. C. Schoolteacher. Chicago: Univ of Chicago Press, 1975.

MAYER, D. Professionalizing Teacher Education. In: Oxford Research Encyclopedia of Education. Vol. 1, 2017. doi:10.1093/acrefore/9780190264093.013.96

MILLS, M. Inaugural Lecture: Teachers and Teaching: the politics of respect. London: UCL Institute of Education, 2020.

SAHLBERG, P. Educational change in Finland. In: Second international handbook of educational change. Dordrecht: Springer, 2010. p. 323-348.

SMITH, N. Uneven development: Nature, capital, and the production of space. Georgia: University of Georgia Press, 2010.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

BROOKS, C. Mentoria como uma prática espacial. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 7–17, 2025. DOI: 10.33025/grgcp2.v10i20.4425. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4425. Acesso em: 23 abr. 2025.