Trajetórias do currículo de geografia que se ensina a jovens e adultos trabalhadores

Autores

  • Enio Serra dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33025/grgcp2.v1i1.6

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Propostas Curriculares, Materiais Didáticos.

Resumo

O trabalho tem como objetivo proceder a uma breve análise das concepções de geografia escolar presentes no ensino fundamental para jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, traz como referência diferentes abordagens curriculares que vêm marcando a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA): o currículo supletivo, o currículo crítico e o currículo por competências. Ao elucidar as características dessas abordagens, a educação geográfica é analisada em materiais didáticos e propostas curriculares de EJA, revelando então as políticas de currículo que têm marcado o ensino/aprendizagem de geografia nessa modalidade, uma vez que tais materiais e propostas veiculam discursos vigentes no país e criam verdades ao oficializar saberes e legitimar posturas. Para efeito da análise, é utilizado o conceito de recontextualização, desenvolvido por Basil Bernstein, como categoria que dá suporte às reflexões acerca da produção do conhecimento geográfico escolar. Embora todas as propostas e materiais examinados tenham sido elaborados para alunos jovens e adultos, nota-se profunda diferença entre eles no que tange às tendências teórico-metodológicas adotadas. Essas diferentes interpretações sobre a geografia a ser ensinada redundam em uma pluralidade de concepções e práticas, muitas vezes antagônicas entre si, que têm marcado a trajetória da geografia escolar na EJA.

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Biografia do Autor

Enio Serra dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação da UFRJ

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Publicado

2014-07-02

Como Citar

SANTOS, E. S. dos. Trajetórias do currículo de geografia que se ensina a jovens e adultos trabalhadores. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45–54, 2014. DOI: 10.33025/grgcp2.v1i1.6. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/6. Acesso em: 19 jun. 2025.