https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/issue/feedGiramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II2024-12-31T13:51:49+00:00Demian Garcia Castrodemiancastro@yahoo.com.brOpen Journal SystemsRevista com discussões teóricas e práticas sobre Educação Geográficahttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4427Apresentação2024-12-31T13:44:18+00:00Demian Garcia Castrodemiancastro@yahoo.com.br2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3843O espaço geográfico nos anos iniciais do Colégio Pedro II: aula-passeio no bairro de Realengo2023-01-28T23:17:28+00:00Larissa Romana de Oliveira Araujolarissaromana@cp2.g12.brAngelica Gomes da Silva Gouvêaangelicagomes@cp2.g12.br<p>O presente artigo objetiva relatar uma aula-passeio realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, campus Realengo I. A atividade visou apresentar o bairro para os discentes a partir de uma experiência concreta. A metodologia de trabalho escolhida para escrita do artigo baseou-se no método qualitativo. A atividade foi realizada na disciplina de Estudos Sociais e teve cunho interdisciplinar, congregando especialmente Geografia e História. A escolha da temática da aula-passeio ocorreu pela organização curricular do Colégio Pedro II, o qual prevê, no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), nos eixos e objetivos para o ensino de Estudos Sociais no 3º ano do Ensino Fundamental, o estudo de conceitos geográficos com base na escala do bairro. Ao longo do trabalho são descritos o processo de organização da aula-passeio, o trajeto percorrido pelas turmas e discussões realizadas. O resultado obtido foi a aprendizagem de conhecimento histórico-cultural sobre o bairro de Realengo por meio da experiência, da pesquisa e da reflexão crítica.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4032Alfabetização científica: construindo pluviômetro caseiro como recurso didático para a Educação Básica na Escola Municipal Dr. Antônio Gomes de Barros, União dos Palmares, Alagoas2024-01-04T19:20:19+00:00José Lidemberg de Sousa Lopeslidemberg.lopes@uneal.edu.brMaria Ranielle da Rocha Silvaranielle-rocha@hotmail.com<p>A segurança de ambientes escolares nos últimos anos está no cerne de discussões em relação a lugares vulneráveis a riscos, tanto de natureza social quanto ambiental. O município de União dos Palmares nas últimas décadas vem sofrendo com constantes inundações ocorridas pelo mau uso do solo. O objetivo deste trabalho foi a construção de materiais didáticos, no caso pluviômetros caseiros, pelos discentes da Escola Municipal Dr. Antônio Gomes de Barros no Distrito de Rocha Cavalcanti em Alagoas. Para isso, consultou-se na didática das Ciências o termo alfabetização científica. Essa expressão pode ajudar na contribuição para a formação cidadã dos alunos para ação e atuação em sociedade. As etapas metodológicas aplicadas na pesquisa foram: a) pesquisas bibliográficas de trabalhos acadêmicos, bibliotecas virtuais, <em>sites</em>; b) visita à escola para mostrar o projeto ao corpo escolar; e c) palestra e oficina sobre a importância dos pluviômetros caseiros. Como resultado foram confeccionados 50 pluviômetros caseiros.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3790Mobilidade urbana e os meios de locomoção na percepção de estudantes do ensino médio: um olhar a partir do Projeto Nós Propomos! - cidadania e inovação na educação geográfica2022-12-31T17:05:32+00:00Adilson Tadeu Basqueroteabasquerote@yahoo.com.brMaria Eduarda Rosamaria.rosa@unidavi.edu.brAna Paula Fertig Bastosana.bastos@unidavi.edu.brGabriel Moser Bertoldigabriel.bertoldi@unidavi.edu.br<p>O estudo identificou as percepções de estudantes do Ensino Médio, acerca dos meios de locomoção e as condições de mobilidade urbana na cidade de Rio do Sul (SC). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido no segundo semestre do ano de 2022, por estudantes de uma escola privada da região Sul do Brasil, no âmbito do projeto Nós Propomos! - Cidadania e Inovação na Educação Geográfica (NP)<strong>. </strong> Para tanto, a coleta de dados aconteceu a partir de estudo bibliográfico, saídas a campo e um questionário composto de doze por perguntas abertas e fechadas, respondido pelos estudantes. Os dados evidenciaram as adversidades presentes nos meios de locomoção e indicaram que a maior parcela dos estudantes utiliza meios de transporte individuais para o deslocamento até a escola ou trabalho. Destacou-se as fragilidades na qualidade do transporte público coletivo, como melhorias nas condições de higiene, comodidade e aumento da grade de horários. Salienta-se a importância da presença das ciclovias nos bairros e aponta-se as bicicletas como o meio de locomoção mais saudável. Por fim, identifica-se os pontos de maior gargalo de mobilidade, de lentidão, de carência de acessibilidade e os bairros com maior demanda de infraestrutura de mobilidade.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3893A prática sustentável nos espaços escolares de três instituições de Belém-PA2023-07-07T20:29:50+00:00Mauro Emilio Costa Silvamaurobrasilgeo@yahoo.com.brMatheus de Miranda Vieiramatheus.vieira@aluno.uepa.brVitor Carvalho de Souza Coelhovitor.coelho@aluno.uepa.br<p>O presente trabalho tem por objetivo compreender o impacto das práticas sustentáveis nos espaços escolares de três escolas de Belém-PA. Tal tema é concernente à preocupação mundial na resolução de problemas da relação homem e natureza no século XXI. Seguindo essa temática, faz-se uso de uma pesquisa que salienta a prática sustentável dentro da realidade da escola. Assim, faz-se uso da aprendizagem significativa, da interdisciplinaridade em conjunto com a educação ambiental para o alcance da prática sustentável sob o uso da categoria geográfica, espaço. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e aplicação de um questionário a membros da comunidade escolar a qual resultou na apresentação progressiva de ideias acerca de prática sustentável entre discentes, docentes e gestores dos locais pesquisados.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3892Abordagens da geografia humanista para o ensino de geografia física2023-06-27T20:17:42+00:00Maíra Kahl Ferrazmairakferraz@gmail.com<p>A geografia humanista tem possibilitado a ampliação dos debates geográficos através do diálogo com outros campos científicos e também com as artes. Além disso, a abordagem da geografia humanista pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem, pois seu método se fundamenta entre algumas vertentes na fenomenologia e na ontologia, o que possibilita o enfoque nas vivências e experiências das alunas e alunos. Sendo assim, esse artigo pretende discorrer sobre as aproximações entre a geografia humanista e a geografia física, especialmente no que tange as práticas nas aulas de Hidrologia e Pedologia para alunas e alunos da licenciatura em Geografia. Neste sentido, entendemos que a relação entre a geografia física e humanista auxilia na compreensão do novo paradigma ambiental que visa questionar a enfática separação entre seres humanos e natureza. Por isso, esses questionamentos embasam o artigo e as práticas nele relatadas.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4186A produção de materiais didáticos audiovisuais para o ensino de Geografia: possibilidades e desafios na formação inicial de professores2024-06-26T19:39:27+00:00Catiani Paulo do Nascimento Madureiracatiani03@gmail.comMarquiana de Freitas Vilas Boas Gomesmarquiana@unicentro.br<p>Os audiovisuais são linguagens com importante potencial pedagógico e muito utilizados no cotidiano dos estudantes dentro e fora do contexto escolar. Nesse sentido, buscou-se investigar a importância de explorar suas possibilidades na formação inicial de professores, problematizando o processo que envolve a produção autoral desses recursos didáticos, bem como sua contribuição no ensino de geografia, no contexto da pandemia de COVID- 19. Para tanto, realizou-se pesquisa participante com acadêmicos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Os resultados indicam que a produção de materiais didáticos audiovisuais, contribui significativamente para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo, por permitir experiências concretas na prática docente de pesquisa e reflexão, bem como criatividade, autoria e autonomia em sua elaboração.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3764Decolonialidade, conhecimento poderoso e aprendizagem significativa: um diálogo teórico pertinente para o ensino de Geografia2022-10-30T08:27:09+00:00Lucas Elyseu Rocha Narcizo Mendeslucas.elyseu@gmail.com<p>A fundamentação teórico-metodológica deste artigo consiste em compreender o Mito da Modernidade e seu impacto na construção do conhecimento geográfico, no intuito de criar um sistema de exploração social e global, articulador de formas de controle bem como pensar uma alternativa de conhecimento através do giro decolonial que permita a aplicação de novas espacialidades que tragam reflexões. Ao pensar este conhecimento científico geográfico decolonial no contexto escolar, temos a recontextualização como importante elemento neste processo, por proporcionar a variação das decisões sobre a construção do conhecimento de acordo com as diferentes formas de conhecimento científico existentes. O objetivo geral é entender a importância do conhecimento especializado e prévio para se pensar um conhecimento escolar de geografia decolonial, e, como objetivos específicos: i) entender como o Mito da Modernidade condiciona a construção do conhecimento geográfico, ii) compreender como este mesmo mito se encontra inserido no conhecimento escolar de geografia, tendo na inter-relação entre as respectivas potencialidades que envolvem o conhecimento prévio e especializado, uma forma de se pensar um conhecimento escolar de geografia decolonial.</p><p> </p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3838Territórios da Educação: uma abordagem geográfica sobre a rede de ensino profissional e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro2023-01-21T16:33:30+00:00Adjovanes T. Silva de Almeidaadjovanes@cp2.g12.brMarcelo Henrique da Silva Borgesmarcelohsborges@gmail.com<p>O presente artigo pretende analisar os fatores que justificam a presença da rede federal de Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) no Estado do Rio de Janeiro, a partir de algumas categorias geográficas, permitindo compreender as desigualdades socioespaciais do território fluminense, avaliando até que ponto a escolha destes territórios pode diluir tais disparidades, que é um dos princípios da rede EPT. Foram escolhidas oito cidades, utilizando como critério a população absoluta, com limite de 55.000 pessoas residentes e que representam as sete regiões de governo do estado do Rio de Janeiro onde estão instaladas todas as outras unidades de EPT. O objetivo do estudo é gerar uma reflexão sobre a importância da análise geográfica nas definições dos territórios das EPT’s. A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativo, baseada na análise de dados de órgãos estatísticos e cartográficos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), bem como a pesquisa bibliográfica pertinente. Espera-se que o texto traga uma visão sobre o papel da rede federal de EPT, principalmente para as cidades do interior do estado, a partir de uma visão espacial.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3793Literatura e Geografia: conexões, imbricamentos e possibilidades pedagógicas2023-01-04T15:31:54+00:00Bruno Lins Quintanilhabrunolquinta@yahoo.com.br<p>O artigo tem como objetivo refletir sobre as conexões e imbricamentos entre literatura e geografia e as possibilidades que ambas podem gerar para o ensino de geografia. Para isso, foi efetuada uma revisão bibliográfica acerca do tema, com o fim de levantar materiais que possibilitassem reflexões e a identificação de possibilidades pedagógicas. Foi também relevante para este trabalho uma aula que o autor foi convidado a participar em uma das disciplinas do Curso de Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar, do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, sobre a relação entre literatura e geografia para o ensino desta última. Identifica-se, a partir de todos esses elementos e discussão que o binômio literatura-geografia pode vir a ser uma oportunidade de aproximar arte e ciência, ludicidade, imaginação, criatividade e razão, possibilitando outras formas de ensinar e de construir conhecimento, estimulando a leitura e, ao mesmo tempo, aproveitando as próprias leituras dos estudantes para extrair geografia delas.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/4414Entrevista com Eduardo Girotto2024-12-19T17:53:01+00:00João Victor Pavesi de Oliveirajoao.pavesi@gmail.com<p>Em um típico dia paulistano em que todas as estações do ano são vivenciadas em um único dia, entrevistei meu orientador e amigo, Eduardo Girotto. Depois de nos encontrarmos na rampa do prédio da Geografia e ele pegar seu café com leite, sentamos em sua sala para conversarmos sobre a vida de ser professor.</p>2024-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II