Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia tem como missão divulgar a produção dos saberes gerados a partir das experiências e reflexões, docentes e discentes, relacionadas à Sociologia e às Ciências Sociais na Educação Básica do Brasil. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade, buscamos abranger os diálogos do saber sociológico com outros de saberes, fortalecendo o campo do Ensino de Sociologia e da Educação. Do mesmo modo, abrimos espaço para as experimentações derivadas das práticas de Ensino e/ou de Pesquisa, buscando contemplar a diversidade de formas pelas quais os saberes sociológicos se constituem.

A linha editorial da revista é composta pelos eixos temáticos:

  • Currículo, práticas e experiências em ensino de Ciências Sociais em diferentes níveis e modalidades da educação (educação básica, EJA, EPT, ensino superior)
  • Metodologia de ensino e recursos didáticos em Ciências Sociais
  • História e Memória do Ensino de Ciências Sociais
  • Cursos e formação de professores de Ciências Sociais
  • Interdisciplinaridade e ciências humanas na Educação Básica
  • Legislação, políticas públicas de Educação e reformas educacionais
  • Pensamento social brasileiro
  • Teorias sociológicas clássicas e contemporâneas
  • Educação em Direitos Humanos e ensino de Sociologia

A revista conta com as seguintes seções: Artigos, Espaço Discente, Resenhas, Espaço Poesia, Experimentações e Entrevistas & Memória.

Público-alvo

A Revista tem como principal público-alvo professores de Sociologia na educação básica. O periódico também está voltado para professores que atuam no ensino Ciências Sociais na educação superior e para pesquisadores do campo da Educação e das Ciências Sociais interessados na temática do ensino de Sociologia.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista conta com um grupo de pareceristas de múltiplas áreas de saber relacionadas à Sociologia, ao Ensino de Sociologia e demais áreas das Ciências Sociais.

Os materiais originais - observadas as regras da ABNT e diretrizes para autores - serão submetidos à equipe editorial e encaminhados aos pares cegos para avaliação sem a identificação de autoria. Após a análise do material, os avaliadores poderão reprovar, aprovar e/ou solicitar alterações, que serão observadas.

Casos que envolvem divergências de avaliação serão submetidos a um terceiro parecerista. O contato com os autores pela equipe editorial poderá envolver diretamente os pareceres.

A escolha dos avaliadores se pauta por afinidade temática, privilegiando o corpo de pareceristas da Perspectiva Sociológica, convidando-se também pareceristas ad hoc.

Após o processo de avaliação, os materiais aprovados serão selecionados e publicados de acordo com a construção de edições temáticas e dossiês. A Equipe Editorial será responsável por este processo, submetendo ao Conselho Editorial os casos especiais.

Periodicidade

A Perspectiva Sociológica é publicada com periodicidade semestral pelo Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, totalizando duas publicações anuais.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público, gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, seguindo o princípio do livre intercâmbio de conhecimento. Para maiores informações, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público à fontes acadêmicas.

Histórico do periódico

A Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia ISSN 1983-0076 é publicada desde 2008 pelo Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II com periodicidade semestral.

A Perspectiva Sociológica tem como missão divulgar no meio científico e escolar a produção docente e discente relacionada ao saber sociológico e ao ensino das ciências sociais na Educação Básica, acolhendo também a produção qualificada de outros segmentos e agentes da Escola, bem como a de profissionais e estudantes de outras instituições, em especial professores da educação básica, licenciandos, pesquisadores e professores dos cursos relacionados às ciências sociais e à educação.

Nesse sentido, o periódico é um canal transdisciplinar que tem como eixo o estudo sistemático das relações sociais de forma crítica e reflexiva, abarcando temas do interesse da comunidade escolar e de outros setores da sociedade civil. Partindo do campo de atuação do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, a Perspectiva Sociológica, vem estimulando e divulgando a produção científica sociológica na Educação Básica.
 

INDEXADORES

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