ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III

Autores

  • Igor Perrut IFCS/UFRJ
  • Vitor Scalercio Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.33025/rps.v0i23.2120

Resumo

O artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.

Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento Discente

Biografia do Autor

Igor Perrut, IFCS/UFRJ

Graduando da Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de onde é bolsista PIBIC-CNPq pelo Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU).

Vitor Scalercio, Colégio Pedro II

Professor do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II e coordenador do LENpGEO, sediado no campus SCIII. Na instituição leciona no ensino médio e no curso de Especialização de Teorias e Práticas da Geografia Escolar.

Downloads

Publicado

2019-07-15