ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III
DOI:
https://doi.org/10.33025/rps.v0i23.2120Resumo
O artigo apresenta uma interpretação sociológica dos “marcadores sociais da diferença” que estruturam a realidade social dos discentes cotistas e não cotistas do Colégio Pedro II, campusde São Cristóvão III. Além de uma análise comparada das realidades familiares dos alunos segundo a forma de ingresso na instituição, realizamos uma breve discussão sobre teorias sociológicas da estratificação social e estruturas de classe, bem como fazemos apontamentos sobre temáticas do ensino de Sociologia que, identificadas pelo levantamento de dados, aparecem como componentes de grande potencialidade pedagógica. A discussão se baseia na análise de cerca dos 700 questionários aplicados e respondidos pelos discentes da unidade durante os anos de 2017 e 2018, integrando a base de dados resultante do projeto “Mapeando meus Colegas: a cartografia como ferramenta de Análise e Compreensão do Espaço Urbano do Rio de Janeiro” que, coordenado por um dos autores desse artigo no Colégio Pedro II, foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LENpGEO e contou com alunos de iniciação científica para aplicação dos questionários durante as aulas de geografia na unidade.Palavras chave: Estratificação educacional; Estrutura de classes; Cartografia; Mapeamento Discente
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Publicado
2019-07-15
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Seção
Artigos
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