A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33025/rps.v0i27.3343Resumo
O artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar.Downloads
Publicado
2021-07-16
Edição
Seção
Experimentações
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).