NOVO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA
Resumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o ensino de Sociologia e o ensino de Projeto de Vida (PV) no contexto do Novo Ensino Médio (NEM). Para abordar esta relação, faço uso do conceito de resistência para discutir a agência docente na criação e execução de estratégias de ensino frente aos currículos oficiais prescritos. A título introdutório, realizo uma breve incursão sobre o campo da Sociologia, a partir de 2008, e discuto o processo de reforma do Ensino Médio sob Lei n° 13.415/2017, dando ênfase à implementação da reforma na rede estadual do Rio de Janeiro. Na primeira parte do artigo, analiso fontes documentais, a fim de explicitar os deslocamentos dos sentidos atribuídos ao EM, ao ensino de Sociologia e à urgência dada a criação do componente curricular PV no NEM. Na segunda parte, apresento os resultados do trabalho de campo - no contexto do Programa de Residência Pedagógica - realizado em uma escola estadual do RJ, quando ministrei aulas de PV com minha preceptora. A partir dos dados coletados com a técnica da pesquisa-ação discuto as contribuições das Ciências Sociais para a construção do planejamento pedagógico e da sequência didática de PV. Nas considerações finais, tomo como referência as OCEM (2006) para o ensino de Sociologia e sustento que PV, em particular, e o NEM, de forma mais ampla, poderiam lograr maior êxito pedagógico ampliando a fundamentação sociológica na formação dos estudantes e não realizando seu retraimento.
Palavras-chave: Brasil – Ensino Médio; Ensino de Sociologia; Projeto de Vida; Resistência docente; Docência.
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