O GÊNERO ESTÁ NA SALA DE AULA: ABORDAGENS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Este artigo apoia-se em cinco depoimentos de professores de Sociologia da rede estadual do Rio de Janeiro, acerca de como, em sala de aula, operam com o tema “relações de gênero”. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas em formato remoto no ano de 2022 e 2023. A escolha dos entrevistados levou em conta a localização das instituições de ensino em que trabalham na cidade do Rio de Janeiro. Os principais pontos abordados nas entrevistas foram: as escolhas teórico-metodológicas e como são recontextualizadas; dificuldades enfrentadas no ensino desta temática; a recepção do tema “gênero” pelos estudantes; a relevância atribuída ao tema para a formação dos jovens secundaristas. O trabalho empírico permitiu identificar duas estratégias usadas no planejamento de ensino: 1) abordar o tema em perspectiva transversal; 2) abordar o conceito de gênero como eixo principal. A pesquisa demonstrou que “gênero está na sala de aula” de Sociologia, contudo, as dificuldades que os docentes apontaram para o tratamento desta temática vão além das perseguições e constrangimentos que segmentos sociais ultraconservadores vêm submetendo a classe docente. Localiza-se, em grande medida, nas condições de trabalho a que estão submetidos e requer uma discussão aprofundada sobre a formação continuada e o fortalecimento de espaços e reuniões científicas para a troca de experiências e práticas de ensino.
Palavras-chave: Ensino Médio; Ensino de Sociologia; Relações de gênero
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