Edições anteriores

  • A(s) memória(s) do ensino de Sociologia no Rio de Janeiro
    v. 1 n. 32 (2023)

    Neste dossiê da Revista Perspectiva Sociológica, em seu 32º número, do segundo semestre de 2023, no marco dos 15 anos do periódico, o primeiro número com o novo editor-chefe Prof. Dr. José Amaral Cordeiro Jr., os leitores encontrarão sete entrevistas realizadas com cientistas sociais entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, no âmbito da pesquisa acadêmica "Organizações e Lutas pelo Ensino de Sociologia na Educação Básica", desenvolvida no contexto da licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II, PIBID/CPII. Foram entrevistados Eduardo Gomes, Gisálio Cerqueira Filho, Luís Carlos Fiore, Maria Helena Mendonça, Mauro Petersem, Paula Martini e Otair Fernandes. Todos, de alguma maneira, mantiveram relação com a Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro (APSERJ). Este material inédito compõe o resgate da memória de fatos e passagens relacionados ao processo de formação da APSERJ nos anos 1980, bem como serve de fonte primária para futuros pesquisadores que se interessarem pelo ensino de Sociologia e sua história.

  • Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II
    n. 30 (2022)

    Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II

  • Ensino de Sociologia e a escola no retorno pandêmico
    n. 29

    Abrimos a 29ª edição da Perspectiva Sociológica: a revista de professores de Sociologia ainda em meio à pandemia de COVID-19 e continuamente prestando nossa solidariedade às famílias, amigos e amores das quase 675 mil vítimas da doença no Brasil. Mais de dois anos se passaram e, apesar da condução da atual gestão do país em relação à pandemia, a vacinação confirma sua eficácia ao conter o avanço de casos graves e óbitos mesmo com o aumento de casos registrados nessa transição do outono para o inverno no país.

    Nesse cenário de maior cobertura vacinal, assistimos ao retorno das instituições de ensino às atividades presenciais, enfrentando os desafios da falta de protocolos sanitários adequados, infraestrutura e as consequências do longo afastamento da sociabilidade escolar devido ao período pandêmico, que vão desde a maior vulnerabilidade socioeconômica de muitas famílias, evasão escolar, maiores dificuldades nas relações de ensino-aprendizagem até o aumento da violência no ambiente escolar.

    Em meio a incursões políticas de defesa da aprovação do homeschooling no Brasil, esse contexto só vem a afirmar a importância da instituição escolar como espaço formativo e de construção de sociabilidade, que está muito além do conhecimento disciplinar formal, mas que tem um papel fundamental na construção de uma sociedade plural, diversa e aberta à alteridade. Com um olhar atento para o futuro que se avizinha e também celebrando a trajetória de 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, esta edição da Revista intitula-se: Ensino de Sociologia e a escola no retorno pandêmico.
  • "É preciso estar atento e forte!"
    n. 28

    Chegamos ao final do ano de 2021 e, ainda em meio à pandemia de COVID-19, abrimos a 28ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia prestando nossa solidariedade às famílias, amigos e amores das mais de 617 mil vítimas da doença no Brasil. Apesar da condução negacionista e criminosa da atual gestão do país em relação à pandemia, a ampliação da vacinação no Brasil sinaliza tempos melhores com a redução do número de casos, internações e óbitos em consequência da doença.

    Nesse contexto, acompanhamos as redes de ensino básico e superior voltando gradativamente ao ensino presencial. Em meio à felicidade de retornarmos ao ambiente escolar e de restabelecermos as relações que enchem de sentido a prática docente, permanecemos alertas e resistentes no que se refere à implementação do Novo Ensino Médio, a partir do ano de 2022. Como dissemos na apresentação da edição passada, além de potencializar as já marcantes desigualdades educacionais, essa Reforma Educacional vulnerabiliza ainda mais a já frágil e intermitente presença da sociologia na grade curricular do Ensino Médio. No entanto, como nos ensinam os movimentos sociais e a bela canção de Caetano Veloso, o título desta edição é: “É preciso estar atento e forte!”. As leitoras e os leitores verão que há diversas formas de resistir e mostrar a força e importância da disciplina escolar Sociologia.

  • O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!
    n. 27

    Ainda em meio à pandemia de COVID-19, abrimos a 27ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia enlutados e prestando nossa solidariedade às famílias, amigos e amores das mais de 537 mil vítimas da doença no Brasil. Não é demais ressaltar que muitas dessas vidas poderiam ter sido poupadas caso a atual gestão do país conduzisse de forma responsável e amparada na ciência os recursos e as ações em relação à pandemia. As investigações em curso na CPI da Covid sinalizam condutas criminosas do governo federal tanto no que se refere às orientações cientificamente embasadas de proteção quanto em relação à aquisição e distribuição de vacinas à população brasileira.


    Nesse cenário angustiante e difícil, nossa área de atuação e conhecimento também passa por um momento delicado com a implementação do Novo Ensino Médio, a partir do ano de 2022. O atual contexto social, político, econômico e educacional exige, portanto, que sejamos resistentes para que possamos existir em meio a tanta adversidade. Não por acaso, essa edição intitula-se O Novo Ensino Médio e o Ensino de Sociologia: resistir para existir! e traz uma edição especial da seção de entrevistas que busca resgatar a memória da luta pela reinserção da Sociologia nos currículos escolares no início dos anos 2000, bem como as diversas seções que trazem reflexões sobre a importância do Ensino de Sociologia, seu lugar na Base Nacional Comum Curricular e os desafios que se colocam com o Novo Ensino Médio.

     

  • Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico
    n. 26

    Chegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.

    Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua.

     
  • As múltiplas possibilidades do Ensino de Sociologia
    n. 25

    Encerramos o primeiro semestre de 2020 com múltiplas preocupações decorrentes da pandemia da COVID-19, que surpreendeu a todas e todos. Preocupações essas que vão desde a manutenção da saúde física e mental (nossa e daqueles que amamos), passando pelas dúvidas e incertezas decorrentes da má gestão dos governantes em relação ao controle da doença, e chegando às questões materiais de nossa condição de existência. Nesse contexto, o âmbito educacional é um ponto crítico, uma vez que o cerne de nossas atividades é permeado de mediação, contato e aglomeração de pessoas. Especialmente na educação básica, as alternativas apresentadas, como o ensino remoto, encontram diversas barreiras, que vão desde a falta de autonomia dos estudantes, até, o que é mais grave, a falta de condições básicas, como ambiente de estudos adequado, acesso de qualidade à internet e vulnerabilidade de muitas famílias.

    Em meio a esse cenário difícil e delicado, chegamos à 25ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia (ISSN 1983-0076) com a convicção de que, em condições adequadas também para o trabalho docente, a nossa disciplina tem uma grande potência didático-pedagógica. Intitulada As múltiplas possibilidades do ensino de Sociologia, esta edição vem afirmar a diversidade de ferramentas teórico-metodológicas para a construção da relação de ensino-aprendizagem, enriquecida pela tríade das Ciências Sociais na Sociologia escolar.

  • A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária
    n. 24

    A relação do campo de conhecimento das Ciências Sociais com a Educação Básica é quase centenária, porém marcada por intermitências. Com apenas duas experiências obrigatórias em âmbito nacional nesse longo período (1925-1942 e 2008 – 2017), vivemos novamente um momento de incertezas. A Lei da Reforma do Ensino Médio (13.415/2017), implementada de forma arbitrária e sem o diálogo necessário com especialistas e a sociedade civil, tira o caráter de obrigatoriedade de diversas disciplinas – entre elas a Sociologia –  com a nova organização por “áreas do conhecimento” desta etapa de ensino.

    Entre os diversos equívocos desta lei, as múltiplas experiências oriundas do ensino de Sociologia no Ensino Médio afirmam a importância da presença do arcabouço teórico e metodológico das Ciências Sociais para a formação cidadã e crítica dos jovens brasileiros. Na conjuntura atual, marcada pela preocupação dos profissionais da educação em relação à reconfiguração desta etapa de ensino, é necessário lutarmos pela permanência em sua integralidade não só da Sociologia, mas das diversas áreas do conhecimento que também se encontram em situação de vulnerabilidade devido à nova lei.

    Com o espírito de defesa da Sociologia no Ensino Médio que marca toda a história de nossa publicação, inauguramos nosso vigésimo quarto número, correspondente ao 2º semestre de 2019, com o tema A sociologia no ensino médio: uma relação necessária. A presente edição da Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076), através de múltiplos olhares, reflexões e experiências, apresenta as potencialidades da bem sucedida relação entre as ciências sociais e o ensino secundário.

  • Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola
    n. 23

    Educar para a cidadania, princípio fundamental para o Ensino de Sociologia, exige uma busca constante de aprimoramento dos processos educacionais, da invenção de novos recursos, da mobilização de categorias e estratégias capazes de impulsionar aprendizados num contexto sócio histórico de desafios cada vez mais amplos.

    Educar para que os sujeitos da ação pedagógica desenvolvam capacidade crítica e criativa, resgatando a potência de construir sentidos emancipatórios, afim de transformar este mundo em profunda crise e este Brasil desencontrado de si: tarefa sociológica ainda mais evidente, urgente e necessária. É por estes caminhos tortuosos, e por vezes áridos, que transita a presente edição da Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076).

    Reafirmando a direção que nos trouxe até aqui, nosso vigésimo terceiro número, correspondente ao 1º semestre de 2019, tem como tema Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola. Mesmo em meio a dificuldades crescentes, os profissionais da Educação e do Ensino de Sociologia no Brasil se constituem como potência criadora de processos educacionais transformadores, permanecendo atentos às demandas dos estudantes e da sociedade pela democratização do conhecimento, como veremos na presente edição.

  • Reflexões e Experimentações do Ensino de Sociologia
    n. 22

    A 22ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia, intitulada Reflexões e Experimentações do Ensino de Sociologia, é composta por trabalhos que expressam esta bela construção, que buscamos fomentar com o trabalho desenvolvido neste estimado espaço. A despeito do cenário de imensos desafios, nos contagia a esperança de seguir contribuindo - desde o Ensino de Sociologia - para a construção de teorias e práticas pedagógicas, potentes em transformar a educação brasileira no sentido que almejamos: de caráter profundamente democrático e emancipador. É neste sentido que apresentamos a presente edição do 2º semestre de 2018.
  • Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação
    n. 21

    Decretada a Lei da Reforma do Ensino Médio (13.415/2017), que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, o Ensino de Sociologia perdeu o caráter de disciplina obrigatória, tal como diversas disciplinas fundamentais para a formação cidadã e crítica da juventude brasileira, gerando impasses para a consolidação da BNCC.

    Diante da urgência de debater tais questões, a Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076) traz em sua 21ª edição, que corresponde ao primeiro semestre de 2018, o tema Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação.
  • Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação
    n. 20

    A Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076) traz em sua vigésima edição, no segundo semestre de 2017, o tema Violência, Direitos Humanos e Educação. No contexto de crise econômica, política e institucional que atravessamos, a corrosão de direitos e das condições de vida da população brasileira exercem efeitos severos sobre nossa sociedade.

    Não sucumbir à barbárie e reafirmar direitos são princípios fundamentais diante do avanço de desigualdades e violências. E aqui, novamente, a Educação é fundamental! Por isso, é com muito prazer que trazemos neste número diálogos traçados por profissionais que compõem o campo do Ensino de Sociologia no Brasil com especial atenção aos desafios da Educação em Direitos Humanos.

  • Gênero e Educação
    n. 19

    É com muita alegria que publicamos a nova edição da Revista Perspectiva Sociológica com a temática de Gênero e Educação! Trata-se, para nós, de um número muito especial, pois reflete os crescentes esforços de professoras e professores de Sociologia na construção de uma educação cada vez mais pautada pela igualdade de gênero.
  • Ensino de Sociologia e Pedagogias Urbanas
    n. 14

    Em sua décima quarta edição, a Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia retoma as relações sociais no espaço urbano. Tendo como foco as questões pedagógicas, com o tema Ensino de Sociologia e Pedagogias Urbanas, buscamos fortalecer as discussões presentes numa conjuntura política de intensas lutas pelo direito à cidade.
  • Movimentos Sociais: abordagens e questões
    n. 13

    A Revista Perspectiva Sociológica lança seu décimo terceiro número com a relevante temática dos Movimentos Sociais. Enquanto veículo de discussão e difusão científico-cultural, a Perspectiva Sociológica conta com a participação de diversos segmentos educacionais e de áreas do conhecimento das Ciências Humanas, compreendendo a ciência, o trabalho e a cultura como valores essenciais da educação e do convívio social. Colaboram na presente edição Movimentos Sociais: abordagens e questões (n. 13, 1º semestre/2014) número, profissionais de distintas formações e atuações com produções que transitam da Ciência Política à Antropologia, enriquecendo o Ensino de Sociologia com suas contribuições.
  • Sociologia e Sociedade
    n. 11

    A revista Perspectiva Sociológica traz, nesse número, interessantes contribuições para as práticas pedagógicas e o fazer científico dentro das Ciências Sociais. Num esforço em romper com a distância entre o saber acadêmico e a escola básica, aqui professores e alunos produzem – e não meramente reproduzem – conhecimento.
  • Brasil: Tempos e Lugares
    n. 10

    Na presente edição do 2º Semestre de 2012, a Perspectiva Sociológica em seu décimo número percorre tempos e lugares sociais que compõem o Brasil. Diferenças, convergências e pluralidade surgem da mobilização de pesquisas e experimentações no campo da construção da memória social e da cultura enquanto capital simbólico.
  • Homenagem à professora Luitgard Oliveira Calvalcanti Barros
    n. 9

    Nessa edição, a Perspectiva Sociológica presta sua homenagem à professora Luitgard Oliveira Calvalcanti Barros. De sua infância sertaneja, no interior de Alagoas às importantes lutas sociais pela democratização no Brasil dos anos 1960 e 70, assim como sua prática profissional tanto no campo da saúde quanto das ciências sociais é possível encontrar em dois momentos, uma entrevista e um depoimento escrito, o todo coerente formado pelos episódios pessoais, públicos e profissionais de Luitgarde e sua relação com as ciências sociais e com um projeto de Brasil capaz de concretizar seus ideais constitucionais.
  • Cidades e Sociabilidades Urbanas
    n. 8

    As relações dos sujeitos com o espaço vivido e experimentado, constituem um fértil campo para as Ciências Sociais. Em sua oitava edição, correspondente ao 2º semestre de 2011, a Revista Perspectiva Sociológica reúne estudos que se concentram sobre relações sociais no espaço urbano.
1-25 de 30