n. 23: Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola
Educar para a cidadania, princípio fundamental para o Ensino de Sociologia, exige uma busca constante de aprimoramento dos processos educacionais, da invenção de novos recursos, da mobilização de categorias e estratégias capazes de impulsionar aprendizados num contexto sócio histórico de desafios cada vez mais amplos.
Educar para que os sujeitos da ação pedagógica desenvolvam capacidade crítica e criativa, resgatando a potência de construir sentidos emancipatórios, afim de transformar este mundo em profunda crise e este Brasil desencontrado de si: tarefa sociológica ainda mais evidente, urgente e necessária. É por estes caminhos tortuosos, e por vezes áridos, que transita a presente edição da Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076).
Reafirmando a direção que nos trouxe até aqui, nosso vigésimo terceiro número, correspondente ao 1º semestre de 2019, tem como tema Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola. Mesmo em meio a dificuldades crescentes, os profissionais da Educação e do Ensino de Sociologia no Brasil se constituem como potência criadora de processos educacionais transformadores, permanecendo atentos às demandas dos estudantes e da sociedade pela democratização do conhecimento, como veremos na presente edição.