Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Cadernos de Educação Básica (CEB) é uma publicação eletrônica organizada pela Pós-graduação do Colégio Pedro II, cujo principal objetivo é incentivar o debate no campo da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica).
A CEB (Qualis B3, Ensino) tem fluxo contínuo e destina-se à publicação de diversos trabalhos inéditos, tais como: artigos, ensaios acadêmicos, entrevistas, estudos de caso, resenhas e relatos de experiência de práticas pedagógicas inovadoras relacionadas ao exercício da atividade docente nas diversas áreas de conhecimento da Educação Básica.
A revista CEB disponibiliza "Cadernos" para a organização das submissões. Já temos "Cadernos" de Física, Letramento Literário, Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Tecnologias. Outros "Cadernos" poderão compor o design da CEB.
A Comissão Editorial convidará consultores ad hoc, que, de forma sigilosa, avaliarão os artigos e proporão recomendações sobre a publicação.
A Comissão Editorial poderá propor modificações que venham a contribuir com a clareza do texto submetido.
A CEB também poderá abrir chamadas para a organização de números temáticos e dossiês. Neste caso, a CEB acolherá trabalhos inéditos que estejam dentro do campo de pertinência do tema proposto para a edição.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os originais serão submetidos à apreciação prévia da Comissão Editorial, que encaminhará aos pareceristas (no mínimo dois) aqueles que considerar adequados aos critérios editoriais da revista. Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de reformulação, os textos deverão retornar aos pareceristas para avaliação final. Com o sistema duplo-cego (double blind peer review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes, os nomes dos autores.
Periodicidade
A revista Cadernos de Educação Básica é quadrimestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Gratuidade
A revista CEB não cobra taxas pela submissão, avaliação e publicação de quaisquer tipos de textos acadêmicos que venham a ser publicados pelo periódico.
Portanto, todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.