Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.  

  • Um arquivo sem identificação foi enviado para avaliação.

  • O texto está em espaço 1,5; usa a fonte Times New Roman de tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue todos os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção "Diretrizes para Autores", na página "Sobre a Revista".

  • Todas as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas. Informações sobre a autoria ou quaisquer outros dados que violam o anonimato do trabalho foram retirados do corpo do texto e das propriedades do arquivo.

  • As referências foram organizadas de acordo com as normas da ABNT.
  • O trabalho está livre de plágio e autoplágio.
  • O trabalho sobre pesquisa que envolve seres humanos apresenta informações sobre a submissão à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
  • As fotos sem autorização de publicação foram perfeitamente desidentificadas.
  • O template (modelo) indicado foi utilizado para a observância das diretrizes para autores.
  • Os autores e coautores estão cadastrados no sistema da CEB.

     

  • A finalização do processo de edição requer o envio de uma versão identificada.

Diretrizes para Autores

A revista Cadernos de Educação Básica (CEB) tem como principal objetivo incentivar o debate no campo da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica). A CEB tem fluxo contínuo e se destina à publicação de artigos, entrevistas, ensaios acadêmicos, estudos de caso, resenhas e relatos de experiência de práticas pedagógicas inovadoras relacionadas ao exercício da atividade docente nas diversas áreas de conhecimento da Educação Básica.

Seguem as diretrizes para autores:

1-Os trabalhos a serem publicados na revista CEB devem, preferencialmente, ter as seguintes dimensões: 

a)artigos: entre 10 e 20 páginas;

b)entrevistas: entre 3 e 5 páginas;

c)ensaio acadêmicos e relatos de experiência: entre 6 e 10 páginas;

d)resenhas: entre 3 e 5 páginas.

2-Os trabalhos devem ser editados em formatos doc ou docx.

3-A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior, inferior, direita e esquerda). 

4-Não devem ser usados cabeçalho, notas de rodapé e números de páginas.

5-O espaçamento é 1,5 e a fonte padrão é Times New Roman, tamanho 12.

6-O título (e subtítulo) deve(m) estar centralizado(s) e em negrito.

7-Alinhado à direita deverão estar os nomes dos autores e coautores (negrito e espaçamento simples), as titulações e as identificações das instituições a que pertencem, bem como seus correios eletrônicos (fonte tamanho 10 e espaçamento simples). Essa versão identificada deverá ser enviada ao final do processo de edição.

8-Para garantir a avaliação às cegas, um arquivo sem identificação também deve ser enviado para avaliação.

9-Os artigos científicos, os ensaios acadêmicos e os relatos de práticas pedagógicas devem conter título em português e o correspondente em língua inglesa, um resumo em português e o resumo correspondente em língua inglesa, com, no máximo, até 250 palavras, em espaço simples e uma relação de três a cinco palavras-chave [iniciadas em maiúsculo e separadas por ponto-e-vírgula], apresentadas em português e em inglês.

10-A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). Os artigos científicos, os ensaios acadêmicos e os relatos de práticas pedagógicas devem apresentar a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e considerações finais.

11-Os trabalhos enviados para a seção de relatos de experiências pedagógicas devem seguir a mesma estrutura dos artigos e incluir, necessariamente, informações sobre:

-as condições nas quais a atividade foi desenvolvida: instituição, série, faixa etária, entre outros;
-os materiais utilizados;
-as etapas da atividade.

12-Para as resenhas, sugerimos a seguinte configuração mínima:

    -APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO INICIAL

-Tema do livro

-Público-alvo do livro

-Informações sobre o (a, os, as) autor (a, es, as) do livro

-Área do livro

-Avaliação geral e concisa do livro

   -DESCRIÇÃO

-Organização geral do livro

-Conteúdo de cada parte

-Outros materiais

   -AVALIAÇÃO DE PARTES ESPECÍFICAS

   -AVALIAÇÃO FINAL

- Avaliação do livro de forma geral

- Indicar/recomendar ou não o livro OU indicar/recomendar o livro com restrições

13-Tabelas e ilustrações devem seguir as normas ABNT e serem referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência.

14-As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) devem ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto. As fotos sem autorização de publicação devem ser completamente desidentificadas. 

15-As citações diretas e indiretas devem ser organizadas de acordo com as normas da ABNT.

16-As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem as aspas e com letra Time New Roman, corpo 10.

17-A apresentação de citações diretas ao longo do texto deve seguir as seguintes orientações: sobrenome do autor, data, página em letras maiúsculas e minúsculas: Biazzo (2012, p. 93) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (BIAZZO, 2012, p. 93).

18-As referências devem ser organizadas de acordo com as normas da ABNT.

19-Trabalhos sobre pesquisa que envolvem seres humanos devem apresentar informações sobre a submissão à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

20-Informações sobre a autoria ou quaisquer outros dados que violem o anonimato do trabalho submetido devem ser retirados do corpo do texto e das propriedades do arquivo.

21-Recomenda-se, fortemente, uma revisão prévia por profissional especializado para correções ortográfica, gramatical e tipográfica.  

22-Segue neste link MODELO (clique e faça o download) com as formatações de cada seção, conforme o padrão da revista. Sugere-se usar os botões de "estilos" já pré-configurados no Word para aplicar as fontes corretas automaticamente. Esse modelo visa facilitar a formatação do documento e não exclui a observância de todas as diretrizes citadas acima.


Artigo

Política padrão de seção.

Dossiê

Esta seção é destinada a artigos que se relacionem com a temática proposta para a edição. O tema principal será divulgado na Chamada de Trabalhos.

Relato de Experiência

Política padrão de seção.

Resenha

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.