A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA RETRATAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Rogério Gomes Pereira Júnior
  • Helen Cristina Dias Lemes

DOI:

https://doi.org/10.33025/ceb.v5i2.2782

Resumo

Este artigo apresenta a importância do relato de experiência para retratar o cotidiano escolar. Inicialmente, utilizam-se os estudos de Mikhail Bakhtin e Luis Antônio Marchuschi, com o intuito de compreender melhor a estrutura e funcionalidade do gênero textual analisado. Assim, também, necessitou-se elucidar as questões que envolvem o estudo do cotidiano com Agnes Heller, Henri Lefèbvre e Michel de Certeau. Como base da análise proposta, os relatos de experiência docente no subúrbio de Toronto do pesquisador Peter Mc Lares foram relacionados com os teóricos da educação para demonstrar a importância desse gênero tanto nas pesquisas sobre Educação, Cultura Escolar e cotidiano Escolar, como também para motivar professores na sua carreira.

Downloads

Edição

Seção

Artigo