TEORIAS E PRÁTICAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: DA RELAÇÃO COM O SABER AO EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Juliane dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Amanda dos Santos Dória Sandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
  • Maria Silene da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

DOI:

https://doi.org/10.33025/ceb.v6i3.2992

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Aprendizagem, Ensino, Avaliação.

Resumo

O estudo ora apresentado teve por objetivo abordar questões relacionadas a teorias do ensino e aprendizagem e como estas inferem nas práticas educativas. Além disso, discutir como as práticas do ensino e aprendizagem rebatem tanto no processo de formação de professores como nos processos avaliativos, uma vez considerada a transversalidade dos temas. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica subsidiado a partir de discussões em sala de aula entre discentes e docentes da disciplina “Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem” acerca da política educacional e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A disciplina faz parte da estrutura curricular obrigatória do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) proposto pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados apontam para uma indissociabilidade existente entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as práticas educativas por nós desenvolvidas subjazem uma teoria educacional por nós adotada.

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Biografia do Autor

Juliane dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju. Pós-graduanda em Gestão em Serviço Social pela FAVENI. Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão social e Moviemento social (GETEQ/UFS/CNPq). Assistente Social na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEADS) de Laranjeiras. 

Amanda dos Santos Dória Sandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (ProfEPT/IFS). Graduada em Biologia/Licenciatura pela
Universidade Federal de Sergipe (2017). Técnica Administrativa em Educação pelo IFS. 

Maria Silene da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Doutora em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010), com período sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, atuando nos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). 

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Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

CADERNO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA