ENSINO DE FÍSICA E CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DOS ESPORTES
DOI:
https://doi.org/10.33025/ceb.v8i1.3618Palavras-chave:
Recurso Didático, Conceito Físico, Contextualização.Resumo
O principal objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do trabalho educacional por uma abordagem que use os esportes como estratégia de contextualização para o ensino de Física. A sua fundamentação teórica ocorreu a partir de uma revisão da literatura existente sobre os temas enfocados, com a síntese de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, de artigos publicados em revistas científicas e de livros especializados. Foi realizada inicialmente uma análise, de caráter mais geral, sobre a questão da contextualização no âmbito do ensino de Física. Foram investigadas também diferentes propostas de trabalho didático usando características de determinados esportes para trabalhar com conceitos de Física em sala de aula. Foram analisados adicionalmente vários recursos disponíveis na internet que podem ser usados como ferramentas para a implementação de estratégias de contextualização do ensino de Física, tendo como ponto de partida o estudo de certas práticas esportivas. A pesquisa feita evidenciou o potencial positivo do uso dos esportes como eixo temático no Ensino de Física, bem como a importância de levar em consideração os interesses dos alunos no processo de aprendizagem. Essa é uma investigação exploratória de revisão da literatura, de levantamento de recursos didáticos e de análise das suas possibilidades no ensino.Referências
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