O NOVO ENSINO MÉDIO E A BNCC COMO EXPRESSÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O CONSENSO
DOI:
https://doi.org/10.33025/enc.v19i37.3569Resumo
O presente artigo analisa a contrarreforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular a partir do materialismo histórico com especial atenção as categorias de Estado ampliado (GRAMSCI, 2011) e Capitalismo dependente (FERNANDES, 2008). Para a composição destas reflexões procedeu-se um balanço bibliográfico sobre o tema e, ao longo da análise, destacamos como a contrarreforma do ensino médio e a BNCC aprofundam características determinantes do capitalismo dependente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais à Revista Encontros, Colégio Pedro II. A reprodução total ou parcial dos artigos das diversas edições da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original.
A Revista Encontros adota a licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.