O NOVO ENSINO MÉDIO E A BNCC COMO EXPRESSÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O CONSENSO

Autores

  • Marco Lamarão Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.33025/enc.v19i37.3569

Resumo

O presente artigo analisa a contrarreforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular a partir do materialismo histórico com especial atenção as categorias de Estado ampliado (GRAMSCI, 2011) e Capitalismo dependente (FERNANDES, 2008). Para a composição destas reflexões procedeu-se um balanço bibliográfico sobre o tema e, ao longo da análise, destacamos como a contrarreforma do ensino médio e a BNCC aprofundam características determinantes do capitalismo dependente. 

Biografia do Autor

Marco Lamarão, Instituto Federal Fluminense

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutor em Políticas Públicas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense. Professor de História do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé. 

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Publicado

2021-12-23