Pense fora da caixa:deslocamento e ressignificaçãono encontrocom a videoarte
Palavras-chave:
Videoarte, ensino da arte, espectador emancipado, deslocamentosResumo
Esse artigo é parte de uma pesquisa sobre o potencial pedagógico da videoarte – modalidade artística que opera com imagens temporais – e analisa uma experiência específica de ensino-aprendizagem, onde estudantes do ensino médio do Colégio Pedro II entraram em contato com obras contemporâneas, partindo daí para um trabalho de criação autoral.Referências
BACHELARD, Gaston. A Póética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CAGE, John. Rire et se taire sur Marcel Duchamp. Entretien avec Moira Roth & William Roth. Trad. do inglês por Jérôme Orsoni. Paris: éditions Allia, 2014.
AUTOR. Pedagogias da videoarte: a experiência do encontro de estudantes do Colégio Pedro II com obras contemporâneas. Tese de doutorado orientada por Adriana Fresquet
(FE/UFRJ) e co-orientada por Anita Leandro (ECO/UFRJ) no PPGE/UFRJ, 2016.
DUGUET, Anne-Marie. Vidéo, la mémoire au poing. Paris: Hachette, 1981.
FARIAS, Agnaldo. Por que Duchamp? E por que Jac Leirner em “Por que Duchamp”? In: INSTITUTO ITAÚ CULTURAL, Por que Duchamp? Leituras duchampianas por artistas e críticos brasileiros. São Paulo: Itaú Cultural: Paço das Artes, 1999, p.44-51.
LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Artigo publicado na Revista Comunicação&Educação.São Paulo: Edusp, p. 29-36, maio/ago 2001.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo, Papirus, 1997.
PARENTE, André.Cinema em trânsito: cinema, arte contemporânea e novas mídias. Rio deJaneiro: Beco do Azougue Editorial, 2011.
PARFAIT, Françoise. Video: un art contemporain. Paris: Regard, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002. __________. O Espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.__________. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).