BARREIRAS PARA O TRANSPORTE ATIVO EM ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.33025/tefe.v5i1.2406Palavras-chave:
Escolares, Transporte Ativo, Atividade FísicaResumo
O objetivo desse estudo transversal foi identificar a frequência do uso de transporte ativo no trajeto de casa até a escola, as principais barreiras encontradas e o nível de atividade física de estudantes. Participaram do estudo 119 estudantes do ensino fundamental de uma escola de Petrolina-PE, com idades entre 11 e 12 anos, sendo 59 meninos (49,6%) e 60 meninas (50,4%). Os participantes responderam a quatro perguntas acerca da temática estudada. Comparações entre sexos foram realizadas por meio do teste do Qui-Quadrado (P<0.05). Os resultados demonstraram que 91 (77,8%) usavam transporte passivo para a escola, 53 (50,0%) relataram a distância para a escola como a principal barreira para o uso de transporte ativo e apenas 23 (19,3%) dos participantes praticavam atividade física nos sete dias da semana. Não foram observadas diferenças significativas entre os sexos. Conclui-se que grande parte dos estudantes usa o transporte passivo para a escola, a distância é a principal barreira, e o nível de atividade física está abaixo do recomendado para essa faixa etária.
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