EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS COM O CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR

Anti-racist Physical Education in integrated High Scholl: dialogues with the critical-liberating curriculum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33025/tefe.v8i1.3903

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Educação Antirracista, Currículo Crítico-Libertador, Educação Física Escolar

Resumo

O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência político-pedagógica com as relações étnico-raciais que atravessam as práticas corporais produzida nas aulas de Educação Física à luz do currículo crítico-libertador do componente curricular em um Instituto Federal. Participaram do projeto educativo 80 estudantes dos 1º anos dos cursos de Administração e Informática integrado ao Ensino Médio. As atividades de ensino iniciaram em fevereiro de 2023 e foram finalizadas em maio do mesmo ano. Durante a experiência, organizamos coletivamente a tematização dos jogos e brincadeiras de matriz africana e indígena, da capoeira e do hip hop, possibilitando a problematização dos aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos relacionados com essas manifestações culturais. A construção de um projeto de educação antirracista nas aulas de Educação Física necessita de um processo amplo de leitura de mundo e desconstrução, pois existe uma estrutura social racista que dificulta a efetivação de propostas educativas contra hegemônicas.  

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

MALDONADO, D. T. EDUCAÇÃO FÍSICA ANTIRRACISTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS COM O CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR : Anti-racist Physical Education in integrated High Scholl: dialogues with the critical-liberating curriculum. Temas em Educação Física Escolar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e2331, 2023. DOI: 10.33025/tefe.v8i1.3903. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3903. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência DOSSIÊ TEMÁTICO