OS PRECONCEITOS (RE)PRODUZIDOS PELA/NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DEBATE URGENTE!
PREJUDICES (RE)PRODUCED BY/IN SCHOOL AND SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: AN URGENT DEBATE!
DOI:
https://doi.org/10.33025/tefe.v8i1.4051Resumo
Ao ser convidada a dialogar no Encontro de Educação Física Escolar (ENEFE) sobre os preconceitos (re)produzidos pela/na escola e a Educação Física Escolar, reflito sobre a urgência desse debate e seus desdobramentos na sociedade, na escola e na Educação Física escolar
Referências
AMORIM, July; FONSECA, Michele; BRITO, Leandro. "BRUNA FECHOU O GOL HOJE": o futebol como tecnologia sexopolítica na Educação Física escolar. Revista Periferia, v. 14, n. 1, p. 88-109, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/62975/42083
BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Rio de Janeiro: Produzido pelo LaPEADE, 2012.
CANDAU, Vera. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, 2011. Disponível em: https://saopauloopencentre.com.br/wp-content/uploads/2019/05/candau.pdf
CANDAU, Vera. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, n. 8, p. 28-44, 2020.
COLLINS, Patricia.; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. 1ª Edição. São Paulo: Boitempo, 2021.
CROCHÍK, José Leon (Org). Preconceito e Educação Inclusiva. Brasília: SDH/ PR, 2011.
CROCHÍK, José. Preconceito, indivíduo e sociedade. Temas em psicologia, v. 4, n. 3, p. 47-70, 1996.
FABRI, Eliane; FERREIRA, Lilian. Reflexões sobre preconceito e exclusão nas práticas corporais: narrativas de participantes de um projeto social. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-17, e2580026, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2580
FONSECA, Michele. Formação docente em Educação Física na e para perspectiva inclusiva: reflexões sobre Brasil e Portugal. Revista Aleph, Nº Especial. p. 42-74. Julho, 2021.
FONSECA, Michele.; BRITO, Leandro. Por uma perspectiva inclusiva na educação física escolar. In: CARVALHO, Rosa; PALMA, Alexandre; CAVALCANTI, André. (orgs). Educação física, soberania popular, ciência e vida. Niterói: Intertexto, 2022. p. 69-83
FONSECA, Michele; LEME, Erika. Abecedário da inclusão: entrecruzando memória e formação docente. Teias (Rio de Janeiro), v. 22, p. 41-54, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/54806
FONSECA, Michele; PERES, Mariana; LUDOVINO, Raquel; FREIRE, Carina. Aproximações entre universidade e escola: racismo em discussão. Revista Aleph, v. 34, p. 82-103, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/41415
FONSECA, M; RAMOS, M. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de educação física escolar. In: PONTES JUNIOR, J. A. F. (Org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar. Fortaleza, CE: EdUECE, p.184-208, 2017.
FONSECA, Michele; BRÊTAS, Angela. Reflexões sobre Extensão universitária na formação docente. no prelo, 2024.
FONSECA, Michele; SILVA, Samara; SANTOS, Maria Luiza. (Org.). Possibilidades de Diversificação de Conteúdos na Perspectiva Inclusiva: Relatos de Experiência na Educação Física Escolar. 1ªed. Rio de Janeiro. Autografia, 2023
FONSECA, Michele; SILVA, Samara; SANTOS, Maria Luiza. Reflexões sobre processos de inclusão/exclusão na formação docente: Relatos de licenciandos(as) em educação física. In: MATTOS, Rafael. Ensaios e estudos em Educação Física escolar: Das experiências estéticas e afetivas à prática pedagógica, no prelo, 2024.
HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
SANTOS, Maiara; MONTIEL, Fabiana;SILVA, Felipe; RIBEIRO, José; AFONSO, Mariângela; TEIXEIRA, Fernanda. O preconceito na educação física escolar: percepção de professores da rede pública de município do sul do Brasil. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 27-33, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354302945_O_preconceito_na_educacao_fisica_escolar_percepcao_de_professores_da_rede_publica_de_municipio_do_sul_do_Brasil
SANTOS, Mônica, FONSECA, Michele.; MELO, Sandra. Inclusão em Educação: diferentes interfaces. Curitiba, CRV, 2009.
SAWAIA, Bader (Org.). As artimanhas da Exclusão – análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2022.
ROSA, Victor; SOUZA, Marizete; BORGES, Andrey. Preconceito contra a mulher na educação física escolar no nono ano. Revista Prâksis, v. 1, p. 102-117, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5255/525562379006/html/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Acesse o TERMO DE COMPROMISSO através do link: https://drive.google.com/file/d/1R4fLZUjP7sTVQo3qEWujCrqO46xywsiA/view?usp=drivesdk