OS PRECONCEITOS (RE)PRODUZIDOS PELA/NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DEBATE URGENTE!

PREJUDICES (RE)PRODUCED BY/IN SCHOOL AND SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: AN URGENT DEBATE!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33025/tefe.v8i1.4051

Resumo

Ao ser convidada a dialogar no Encontro de Educação Física Escolar (ENEFE) sobre os preconceitos (re)produzidos pela/na escola e a Educação Física Escolar, reflito sobre a urgência desse debate e seus desdobramentos na sociedade, na escola e na Educação Física escolar

Referências

AMORIM, July; FONSECA, Michele; BRITO, Leandro. "BRUNA FECHOU O GOL HOJE": o futebol como tecnologia sexopolítica na Educação Física escolar. Revista Periferia, v. 14, n. 1, p. 88-109, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/62975/42083

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Rio de Janeiro: Produzido pelo LaPEADE, 2012.

CANDAU, Vera. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, 2011. Disponível em: https://saopauloopencentre.com.br/wp-content/uploads/2019/05/candau.pdf

CANDAU, Vera. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, n. 8, p. 28-44, 2020.

COLLINS, Patricia.; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. 1ª Edição. São Paulo: Boitempo, 2021.

CROCHÍK, José Leon (Org). Preconceito e Educação Inclusiva. Brasília: SDH/ PR, 2011.

CROCHÍK, José. Preconceito, indivíduo e sociedade. Temas em psicologia, v. 4, n. 3, p. 47-70, 1996.

FABRI, Eliane; FERREIRA, Lilian. Reflexões sobre preconceito e exclusão nas práticas corporais: narrativas de participantes de um projeto social. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-17, e2580026, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2580

FONSECA, Michele. Formação docente em Educação Física na e para perspectiva inclusiva: reflexões sobre Brasil e Portugal. Revista Aleph, Nº Especial. p. 42-74. Julho, 2021.

FONSECA, Michele.; BRITO, Leandro. Por uma perspectiva inclusiva na educação física escolar. In: CARVALHO, Rosa; PALMA, Alexandre; CAVALCANTI, André. (orgs). Educação física, soberania popular, ciência e vida. Niterói: Intertexto, 2022. p. 69-83

FONSECA, Michele; LEME, Erika. Abecedário da inclusão: entrecruzando memória e formação docente. Teias (Rio de Janeiro), v. 22, p. 41-54, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/54806

FONSECA, Michele; PERES, Mariana; LUDOVINO, Raquel; FREIRE, Carina. Aproximações entre universidade e escola: racismo em discussão. Revista Aleph, v. 34, p. 82-103, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/41415

FONSECA, M; RAMOS, M. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de educação física escolar. In: PONTES JUNIOR, J. A. F. (Org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar. Fortaleza, CE: EdUECE, p.184-208, 2017.

FONSECA, Michele; BRÊTAS, Angela. Reflexões sobre Extensão universitária na formação docente. no prelo, 2024.

FONSECA, Michele; SILVA, Samara; SANTOS, Maria Luiza. (Org.). Possibilidades de Diversificação de Conteúdos na Perspectiva Inclusiva: Relatos de Experiência na Educação Física Escolar. 1ªed. Rio de Janeiro. Autografia, 2023

FONSECA, Michele; SILVA, Samara; SANTOS, Maria Luiza. Reflexões sobre processos de inclusão/exclusão na formação docente: Relatos de licenciandos(as) em educação física. In: MATTOS, Rafael. Ensaios e estudos em Educação Física escolar: Das experiências estéticas e afetivas à prática pedagógica, no prelo, 2024.

HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Elefante, 2021.

SANTOS, Maiara; MONTIEL, Fabiana;SILVA, Felipe; RIBEIRO, José; AFONSO, Mariângela; TEIXEIRA, Fernanda. O preconceito na educação física escolar: percepção de professores da rede pública de município do sul do Brasil. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 27-33, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354302945_O_preconceito_na_educacao_fisica_escolar_percepcao_de_professores_da_rede_publica_de_municipio_do_sul_do_Brasil

SANTOS, Mônica, FONSECA, Michele.; MELO, Sandra. Inclusão em Educação: diferentes interfaces. Curitiba, CRV, 2009.

SAWAIA, Bader (Org.). As artimanhas da Exclusão – análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2022.

ROSA, Victor; SOUZA, Marizete; BORGES, Andrey. Preconceito contra a mulher na educação física escolar no nono ano. Revista Prâksis, v. 1, p. 102-117, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5255/525562379006/html/

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

FONSECA, M. P. de S. da. OS PRECONCEITOS (RE)PRODUZIDOS PELA/NA ESCOLA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DEBATE URGENTE! PREJUDICES (RE)PRODUCED BY/IN SCHOOL AND SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: AN URGENT DEBATE!. Temas em Educação Física Escolar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e2302, 2024. DOI: 10.33025/tefe.v8i1.4051. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/4051. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

PONTO DE VISTA