O FUTEBOL COMO FERRAMENTA NA COEDUCAÇÃO

Autores

  • Iuri Leal Moura COLÉGIO PEDRO II

DOI:

https://doi.org/10.33025/tefe.v2i1.767

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Coeducação, Futebol

Resumo

O presente Relato de Experiência tem por objetivo descrever a utilização do conteúdo futebol, socialmente dito como esporte masculino, como auxílio para consolidar aulas coeducativas na Educação Física Escolar. Pensando neste esporte como patrimônio cultural dos brasileiros, sua utilização torna-se imprescindível para que se alcancem objetivos que visem a coeducação, sem abandonar a parte lúdica do jogo e o exercício de algumas de suas técnicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Leal Moura, COLÉGIO PEDRO II

Professor do Colégio Pedro II na área de Educação Física. Especialista em docência básica

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 114 p.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.

COSTA, M. R. F; SILVA, R. G da. A Educação Física e a co-educação: igualdade ou diferença? Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 23, n. 2 (2002). Disponível em: <http://oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/269>. Acesso em 22 ago. 2016.

DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

DARIDO, S. C. & RANGEL, I. C. A. (coords.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. (org.). Educação física aberta à experiência: uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.

HILDEBRANDT, R.; LAGING, R. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

KUNZ, E. (org.). Didática da Educação Física 2. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: Educação e política do corpo. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

NEIRA, Marcos Garcia. LIPPI, Bruno Gonçalves. SOUZA, Dirley Adriano de. Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 30, n. 1 (2008). Disponível em:< http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/193>. Acesso em 22 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2017-04-15

Como Citar

MOURA, I. L. O FUTEBOL COMO FERRAMENTA NA COEDUCAÇÃO. Temas em Educação Física Escolar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 94–105, 2017. DOI: 10.33025/tefe.v2i1.767. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/767. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA