“A CORPOREIDADE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE DANÇA NA PRÉ-ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL”

Autores

  • Carla Verônica Cesar Trigo Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.33025/tefe.v2i1.900

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Corpo, Educação Infantil

Resumo

Durante a experiência na monitoria de Introdução ao Estudo da Corporeidade, disciplina que integra a grade do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ, percebeu-se que a Corporeidade poderia se constituir numa possibilidade metodológica para o ensino da Dança na Pré-escola. Com o objetivo de elaborar uma proposta de adaptação da metodologia de Calfa, foram feitas transformações em seus procedimentos, levando-se em conta a fase de desenvolvimento dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica nas áreas de Dança, Educação, Arte e Linguagem. A pesquisa bibliográfica e a observação sistemática das experiências vividas pelos alunos da rede municipal confirmaram a hipótese levantada, já que, a Corporeidade, segundo Calfa, aborda o corpo enquanto linguagem e que prioriza em seus processos, a experienciação e a descoberta.

Palavras-chave: Corporeidade. Dança. Pré-Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Verônica Cesar Trigo, Colégio Pedro II

Licenciatura em Educação Física (UFRJ), Licenciatura em Dança (UFRJ), Especialização em Educação Física Escolar (UERJ), Ex-professora das Redes Municipal de Duque de Caxias, das Redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e do IFRJ.

Referências

CALFA, Maria Ignez de Souza. A corporificação na dança. Tese apresentada ao programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Rio de Janeiro, 2010.

DAMÁSIO, Cláudia. A dança para crianças. In: PEREIRA, R. e SOTER, S. (orgs.) Lições de Dança 2, Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.

GUALTER, K.; PEREIRA, P. Fundamentos da Dança. Departamento de Arte Corporal - UFRJ. Rio de Janeiro, 2000.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje. São Paulo: Cortez, 1999.

STOKOE, Patrícia & HARF, Ruth. Expressão Corporal na pré- escola. São Paulo: Summus, 1987.v. 30 tradução Beatriz A. Cannabrava.

www.dicpoetica.letras.ufrj.br/index.php?title=Experienciação

Downloads

Publicado

2017-04-15

Como Citar

TRIGO, C. V. C. “A CORPOREIDADE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE DANÇA NA PRÉ-ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL”. Temas em Educação Física Escolar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 106–122, 2017. DOI: 10.33025/tefe.v2i1.900. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/900. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA